A CoBlue é especialista em gestão ágil de performance e criou o primeiro software brasileiro de OKR (Objectives and Key Results). A solução é desenvolvida em Balneário Camboriú e tem como objetivo potencializar o crescimento de instituições, aprimorar sua cultura organizacional com foco em alto desempenho e ajudar os colaboradores a encontrarem seu propósito dentro das instituições. Para isso, a ferramenta estrutura indicadores e metas, possibilitando que todos tenham acesso ao progresso da equipe e que cada um entenda o impacto de seu trabalho para o crescimento da empresa.
Por meio de suas soluções, a CoBlue já impactou mais de 30 mil pessoas em dois anos. A empresa, que tem sede também em São Paulo, trabalha com duas vertentes – uma tecnológica com o uso do software e outra voltada para o desenvolvimento pessoal dos colaboradores e empresários, realizada por meio de consultorias e coachings. A projeção é que no próximo ano a empresa tenha um aumento de 10 vezes no seu número de clientes. Em 2016, a receita da startup foi de mais de R$ 1 milhão.
OKR e o desempenho de equipes
Com a delimitação de objetivos e metas simples, uma das bases da metodologia OKR, os integrantes das empresas conseguem perceber qual é o verdadeiro impacto de suas atividades dentro das instituições, ajudando-os a encontrarem o propósito que fará com que trabalhem mais engajados. Além disso, o software permite que as pessoas comentem nos resultados dos colegas, aumentando a taxa de colaboração e horizontalidade dentro das empresas. Os benefícios da solução são diretamente proporcionais ao tamanho da equipe: quanto mais gente, melhor o resultado.
George Eich, sócio fundador da CoBlue, explica que o trabalho coletivo e a transparência, outros pilares da metodologia, contribuem para a resolução de problemas. “Geralmente, quem está de fora consegue ter uma visão mais clara de cenários complexos, sendo assim, colaboradores de áreas diferentes podem contribuir para a resolução de desafios de um setor em específico, aumentando a taxa de eficiência da empresa como um todo”, explica George.
São três momentos da implementação da metodologia que ficou famosa pela adoção em grandes empresas de tecnologia, como Google e Twitter: consultoria de implementação da solução, software e suporte. Nesta última, as empresas podem contratar consultorias e coaching de performance para melhorar os resultados e integrar colaboradores .
Com pouco menos de dois anos de atuação, a startup já conquistou clientes como Pague Veloz, Braspag e Leão. Apesar de ser comumente utilizada em empresas nascentes em tecnologia, a metodologia pode ser aplicada na indústria e em outros setores de serviços, além de organizações de grande porte.
Do mercado de moda ao de software de gestão
George, um dos sócios da CoBlue, passou por nove empresas desde 2005, entre elas uma fábrica de sorvete e uma revista e produtora digital de moda, antes de ingressar no mercado de gestão ágil. Estudando tendências e trabalhando na produção de relatórios de inovação, percebeu a oportunidade de empreender neste setor. Fundou a CoBlue em 2014 – na época dedicada a soluções de inteligência competitiva. Após pivotar cinco vezes, em 2015 se especializou em OKR e em 2016 se juntou com o atual sócio Antonio Zubieta, passando a atender empresas de grande porte como Gol, Centauro, Smile, Grupo Pão de Açúcar, entre outros.
No ano da fundação foi fechado contrato com a Porto Seguro Conecta e o Portal Comunique-se. Com o auxílio do programa de capacitação Startup SC, do Sebrae SC, a startup validou seu modelo e hoje conta com um escritório em Balneário Camboriú e outro em São Paulo. No total, são cerca de 16 profissionais trabalhando para o desenvolvimento do software, com previsão de fechar o ano com mais 10 pessoas.