A OceanGate, empresa responsável pelo submarino desaparecido, anunciou hoje a trágica perda dos cinco membros de sua tripulação durante uma expedição turística aos destroços do Titanic. O submarino, que desapareceu no último domingo, foi localizado somente nesta quinta-feira.
Na manhã de hoje, a Guarda Costeira dos Estados Unidos divulgou pelo Twitter que foram encontrados destroços nas áreas de busca do submarino Titan, que estava em uma missão de exploração dos restos do Titanic no fundo do mar.
A descoberta ocorreu por meio de uma sonda nas proximidades da região onde os destroços do Titanic estão localizados.
“Uma área contendo destroços foi encontrada dentro da zona de busca por um veículo subaquático operado remotamente próximo ao Titanic. Especialistas do Comando Unificado estão avaliando as informações”, declarou o Comando Nordeste da Guarda Costeira dos EUA, responsável pela coordenação das operações de busca.
Os destroços foram encontrados a 500 metros do Titanic.
Relembrando os fatos:
A expedição, com um custo individual de US$ 250 mil (cerca de R$ 1,19 milhão), tinha como objetivo oferecer uma viagem inesquecível aos destroços históricos do Titanic, que naufragou em 1912. A OceanGate iniciou sua quinta missão aos destroços da icônica embarcação na semana passada.
A jornada até a profundidade de 3.800 metros no Oceano Atlântico, onde os destroços estão localizados, leva aproximadamente 2,5 horas. No entanto, apenas 1 hora e 45 minutos após o início da descida, o submarino perdeu contato, gerando preocupações imediatas. Ruídos subaquáticos foram detectados nas últimas terça e quarta-feira, levando a equipe a intensificar os esforços de busca. Finalmente, hoje, um robô de resgate encontrou os destroços do submarino.
Horas após a descoberta, a empresa responsável pela embarcação divulgou a triste notícia de que toda a tripulação perdeu a vida. Detalhes sobre as circunstâncias exatas do acidente ainda não foram revelados, mas relatos iniciais indicam que a embarcação pode ter implodido, conforme informado pela Guarda Costeira.
As vítimas são:
- Stockton Rush, diretor-executivo da OceanGate e piloto do submarino;
- Shahzada Dawood, empresário paquistanês;
- Suleman Dawood, filho de Shahzada;
- Hamish Harding, bilionário e explorador britânico;
- Paul-Henry Nargeolet, ex-comandante da Marinha Francesa e principal especialista no naufrágio do Titanic.