Foi retomada nesta quarta-feira (07), a coleta para o monitoramento de balneabilidade das praias de Balneário Camboriú, feita pelo Município, por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). O relatório com o resultado, deve ser divulgado no site da Emasa, em até três dias úteis.
As coletas foram suspensas na última semana, devido as constantes chuvas na região, pois interferem diretamente no resultado da análise. Isso porque, a chuva carrega toda a sujeira das vias públicas para as praias, tornando as condições do mar imprópria para o banho. Inclusive, esse fator consta na Resolução CONAMA nº 274/2000, que menciona a “deterioração da qualidade das praias ou balneários em decorrência da lavagem de vias públicas pelas águas da chuva”.
“A última semana foi inteira de fortes chuvas em toda a região, com índices acima do esperado, e não consideramos adequado fazer a coleta, porque essa condição afeta o resultado daquele momento e não retrata a realidade das praias em dias normais. Ressaltando, que nem é recomendado entrar no mar nessas condições nas próximas 24 horas”, destaca o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber, que considera injusto o resultado do relatório divulgado pelo IMA no dia 02/12/2022, com a data da última coleta em 31/11, apontando a condição de chuva intensa no dia.
As coletas feitas pelo Município ocorrem, semanalmente, geralmente, às quartas-feiras, conforme as condições climáticas. Durante a temporada de verão, são três vezes por semana, para retratar as condições mais reais da qualidade da água, e garantir um banho de mar seguro aos moradores e turistas. Esse aumento da frequência, deve iniciar a partir da 2ª quinzena de dezembro e seguir até o carnaval.
Os 15 pontos analisados pelo LABB Laboratórios de Análises Ambientais LTDA – credenciado no Instituto do Meio Ambiente (IMA) e acreditado no INMETRO – são: praias de Estaleirinho, Estaleiro, Taquaras e Lagoa de Taquaras, Laranjeiras, e Praia Central em frente à Rua 4009 – Pontal Sul, em frente as ruas 4000, 3500, 3000, 2500, 2000, 1400, 51 e 1001, e Pontal Norte. O último relatório divulgado é referente a coleta de 23 de novembro, indicando todos os pontos próprios para o banho, exceto a Lagoa de Taquaras, considerada imprópria. Os relatórios completos estão disponíveis no site da Emasa, no link: https://emasa.com.br/emasa/laboratorios/balneabilidade-praias–boletim-semanal/?ano_documento=2022