A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú, Emasa, reeditou esta semana os contratos de parceria com os rizicultores de Camboriú de forma a garantir o estoque de água para a temporada 2024/2025. Os contratos estão sendo assinados com os que aderiram ao acordo.
Os contratos são válidos por de três meses, período em que há maior demanda por água na cidade devido à alta temporada. Ao todo, 21 proprietários participam do acordo, em que mais de 800 hectares de produção de arroz são usados para reservar água.
“Reeditamos, mais uma vez, essa medida importante com o respaldo dos rizicultores para garantir estoque de água para o abastecimento das duas cidades neste período de maior consumo, sem que os agricultores sejam prejudicados. Assim, eles fazem essa reserva e liberam a água estocada quando for necessário”, pontua o diretor-geral da Emasa, Alexandre Motta.
As terras usadas para quadra de arroz, servirão como um grande reservatório com cerca de 10 a 15 centímetros de lâmina d´água. Em caso de diminuição do nível, os rizicultores são acionados e liberam a água reservada de volta ao rio, aumentando o volume do Rio Camboriú.
Esse acordo, que foi iniciado em dezembro de 2019, inclusive sendo destaque em rede nacional como iniciativa inédita, conta com o apoio do Sindicato dos Rizicultores, Epagri e dos Governos Municipais das duas cidades. O investimento da Emasa é de pouco mais de R$ 2,5 milhões.