Devido a estiagem, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) recomenda aos moradores de Balneário Camboriú e Camboriú que economizem água para evitar a falta de abastecimento nas duas cidades. Durante a temporada de verão, o consumo de água nos dois municípios aumenta mais de 30%. Atualmente o nível do Rio Camboriú, que abastece as localidades, já está próximo ao estado de atenção e a situação só melhorará caso chova nos próximos dias.
Nessa semana, a autarquia municipal se reuniu com representantes da Empresa Águas de Camboriú, Fundação de Meio Ambiente de Camboriú e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) para tomar uma série de medidas e encontrar possíveis soluções emergenciais para o problema.
“Para não ser necessária a diminuição da vazão da Estação de Tratamento de Água (ETA), algumas medidas já foram tomadas pelos órgãos competentes, como a retirada das barragens feitas por rizicultores no Rio Camboriú. Além disso, a própria população pode colaborar com o uso racional da água”, explicou o diretor-geral da EMASA, Carlos Haacke.
Além de preservar o meio ambiente, racionar água garante também a economia na conta de água. Confira algumas dicas para economizar:
– Cheque vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.
-Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los.
– Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por cinco minutos desperdiça 80 litros de água.
– Evite lavar garagens e calçadas neste período. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.
– Não tome banhos demorados, cinco minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.
– Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo.