A Emasa está procedendo desde quarta-feira (04), a manutenção preventiva e corretiva de todo o sistema de aeração da lagoa biológica da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Nova Esperança. A manutenção segue até sexta-feira (06).
Nesta manutenção completa, as linhas de aeração são verificadas na sua totalidade, incluindo as membranas e grades de aeração, e qualquer problema encontrado é resolvido. O sistema de aeração da lagoa é de lodos ativados, composto por tubos difusores de bolhas finas, presos a tubulações flutuantes interligadas que promovem uma mistura de oxigênio de alta eficiência dentro do tanque.
“A lagoa de aeração é o coração da estação, já que é ali que o processo biológico ocorre. Sua função é também evitar a decantação dos flocos bacterianos. Para que todo o sistema opere com eficácia é necessário que a lagoa funcione 100%, e com essas manutenções que estamos fazendo, que serão mensais e constantes, vamos garantir esse funcionamento otimizado”, explica o diretor-geral da Emasa, Engenheiro Alexandre Motta.