A Emasa, Empresa Municipal de Saneamento e Água de Balneário Camboriú, está instalando três novos trituradores na Estação de Tratamento de Lodo (ETL), que faz parte do sistema de tratamento da ETE. Os novos equipamentos são necessários para triturar os mais diversos materiais presentes no efluente que chega a estação, como, por exemplo, estopa, lenço umedecido, cabelo e fiapos de tecidos.
O principal objetivo destes trituradores é proteger as bombas e outros equipamentos contra entupimentos e danos causados por sólidos, reduzindo a manutenção das bombas de forma que elas possam operar eficazmente, permitindo que funcionem na sua máxima eficiência.
A instalação dos novos trituradores deve estar pronta ainda esta semana e o início de operação dos novos equipamentos será imediato.
“Estes trituradores são equipamentos complementares que antecedem a Estação de Tratamento de Lodo -ETL, que tem o objetivo de comprimir o lodo, retirando a água deste material antes do envio ao aterro sanitário”, explica o diretor técnico da Emasa, Alexandre Motta.
Outro equipamento importante para melhorar a eficácia da Estação de Tratamento de Esgoto é o novo decantador em construção que já está com toda a estrutura de ferro instalada e pronta para receber o concreto da laje de fundo neste sábado (26). Caso haja mal tempo, a concretagem terá de ser remarcada.