A Emasa – Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú, iniciou a instalação nesta quinta-feira (03), dos novos equipamentos de gradeamento fino mecanizado adquiridos pela empresa para serem instalados nas calhas de entrada do Tratamento Preliminar de esgoto da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Ao todo, são dois equipamentos que contemplarão as duas calhas de entrada dos efluentes na estação.
O gradeamento é um processo preliminar utilizado na Estação de Tratamento de Esgotos com a finalidade de separar sólidos grosseiros presentes no efluente, através de operação física de gradeamento mecanizado. A remoção desses sólidos protege os equipamentos eletromecânicos (bombas, válvulas, aeradores, removedores) e impede, ainda, o depósito em tubos, canais e tanques, oferecendo segurança e eficiência operacional
“O novo equipamento de gradeamento terá sua instalação concluída ainda esta semana e é parte dos investimentos que estamos fazendo na Estação de Tratamento de Esgoto. Além do gradeamento mecanizado, o novo decantador que está sendo construído está recebendo camada de concreto na base, completando 40% desta outra obra que é também importante para a operação da ETE”, explica o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.
O novo equipamento depois de instalado e em funcionamento vai ajudar a melhorar a eficácia do tratamento que hoje está em média de 65% de eficiência.