Após a sondagem para localização das adutoras que passam pela Avenida Martin Luther, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) iniciou na última semana, a primeira etapa do deslocamento de duas redes adutoras, para a obra do Elevado da Quarta Avenida. Essa etapa tem previsão de conclusão nesta semana, mas não afeta o abastecimento.
As redes adutoras interligam a Estação de Tratamento de Água (ETA) ao reservatório R1, que abastece a região Central da cidade. A obra consiste em executar duas novas adutoras – uma DN 400 e outra DN 700 – para substituir as existentes, que estão no trecho da pista que será rebaixada. “Neste primeiro momento estamos executando as adutoras no trecho onde será o elevado, liberando para sua construção”, menciona o engenheiro Sanitarista do departamento de Manutenção de Água, Felippo Ferreira Brognoli.
A segunda etapa do deslocamento das adutoras, será após executarem a pista no morro (sentido leste-oeste) e o trânsito ser liberado por lá e interrompido na Avenida do Estado para conclusão das novas adutoras.
Sobre a obra do Elevado
O Elevado da Quarta Avenida terá quatro pistas para o trânsito de veículos, ciclovia protegida, calçadas com acessibilidade e uma área de urbanização com 15 mil m² em seu entorno.
Nesta área urbanizada haverá itens de lazer como dog park, espaço para ginástica, parquinho infantil, praça e paisagismo, além de possuir mobiliários urbanos e iluminação com sistema de led.
A obra vai melhorar o trânsito no local e acabar com o congestionamento na rótula atual, que faz a ligação entre Avenida do Estado e a 4ª Avenida. Este Elevado, somado à Avenida Panorâmica, e mais o conjunto de obras do Binário Sul, trará um importante avanço para a mobilidade urbana da cidade.