A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA), assegura que a água captada, tratada e distribuída aos consumidores pela EMASA, apresenta-se de acordo com os padrões de qualidade e potabilidade estabelecidos pela Portaria Consolidação n°5/2017 (anexo XX) do Ministério da Saúde.
Esclarece ainda, que a Autarquia segue todas as determinações estabelecidas pela referida Portaria, onde indica que os estudos referentes ao manancial, água tratada e água distribuída devem ser realizados com frequência semestral. Aproveita para informar que não foi detectada a presença de agrotóxicos na água bruta, tratada ou distribuída, nas análises realizadas nos últimos 5 anos. O último estudo realizado pela Emasa foi em 7 de fevereiro de 2019, sendo o mesmo realizado geralmente, nos meses de fevereiro e agosto de cada ano.
Vale destacar que a informação veiculada referente ao estudo do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), sobre um levantamento da presença de agrotóxicos na água de abastecimento público de 100 municípios de Santa Catarina, apontando que 22 recebem água com resquícios de agrotóxicos – entre eles cita Balneário Camboriú – refere-se ao resultado da coleta de duas amostras de água tratada e uma de água bruta, todas com resultados muito inferiores ao máximo permitido naquela Portaria, especificamente – 300 vezes inferior ao permitido; 40 vezes inferior ao permitido; e 389 vezes inferior ao permitido.
A EMASA por meio de seu corpo técnico, assegura assim, a qualidade e a potabilidade da água tratada e distribuída à população.