A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) assinou nesta segunda-feira (05), contrato, através de licitação, com a Freitag Laboratorios Ltda para realizar a análise da balneabilidade das praias de Balneário Camboriú. Ao todo, serão analisados 17 pontos, sendo dois no Rio Marambaia e os outros 15 serão os mesmos verificados pela Fundação do Meio Ambiente (FATMA). O serviço inicia na próxima semana.
Segundo o diretor-geral da EMASA, Carlos Haacke, o serviço foi contratado devido à necessidade de diminuição dos intervalos de monitoramento por parte da FATMA, que apresenta periodicidade semanal. “As condições de balneabilidade são afetadas por diversos fatores, entre os quais chuvas, ventos e impactos pontuais locais, os quais podem ter seus efeitos modificados em até 24 horas. Observamos a importância da disponibilidade de informações atualizadas e os resultados serão avaliados pela equipe técnica da EMASA para a sua publicação”, explicou.
Estão incluídos nos serviços a coleta, preservação e transporte das amostras em veículo apropriado até o laboratório. O investimento para o município é de R$34.772,48 por ano. Para cada amostra será analisada a presença da bactéria Escherichia Coli, a temperatura da amostra e do ar no momento da coleta e o registro de ocorrência de precipitação nas últimas 24 horas.
As coletas serão feitas todas as quintas-feiras, já que a FATMA verifica os pontos na cidade todas as terças-feiras, e também podem ser programadas em outros dias da semana, conforme necessidades específicas. Os relatórios serão divulgados no site da EMASA (www.emasa.com.br).
Confira os pontos que serão analisados pela EMASA:
Praia Central – Pontal Norte
Praia Central – Rua 1001
Praia Central – Rua 51
Praia Central – Rua 1400
Praia Central – Rua 2000
Praia Central- Rua 2500
Praia Central – Rua 3000
Praia Central – Rua 3500
Praia Central – Rua 4000
Praia Central – Rua 4900 – Pontal Sul
Laranjeiras – Meio da Praia
Estaleiro – Entre as ruas Domingos Fonseca e Napoleão Vieira
Estaleirinho – Rua José Amaro da Cunha
Taquaras – Em frente ao colégio
Taquaras – Lagoa de Taquaras
Rio Marambaia – Ponte da Rua Osmar de Souza
Rio Marambaia – Ponte do Trabalhador (Rua Julieta Lins)