No mês do seu primeiro aniversário, a Companhia Especializada (CiaEsp) do 1º BPM atingiu a marca de duas toneladas de drogas apreendidas em operações 100{4125bb665561d79462ee3aa78aea8a6b16d8aaa126e427fc5b7694ffa5bed32d} policiais militares, mostrando-se uma importante ferramenta de combate à criminalidade e preservação da ordem pública.
A reunião de todas as unidades especializadas em um único local contribuiu sobremaneira para a maior fluidez de informações entre as equipes e realização de ações coordenadas pontuais e estratégicas no combate à criminalidade. Destaca-se, ainda, a constante troca de informações e operações conjuntas com outras unidades PM.
Através da Agência de Inteligência, a CiaEsp tem direcionado seus esforços para combater o crime organizado e grandes traficantes, de modo a quebrar a cadeia de abastecimento no litoral norte do Estado.
Noutro norte, no diuturno combate aos crimes de furtos e roubos, o Grupo Especial de Prevenção ao Crime (GEPCrim) foi responsável pela elucidação da autoria de centenas desses delitos no último ano e na recuperação de diversas cargas roubadas, avaliadas em milhões de reais.
Ao todo, a CiaEsp conta com a atuação do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM) e Canil Setorial (K9), elementos fundamentais na execução das operações em razão de sua capacidade técnica operacional.