A cidade de Balneário Camboriú reúne o maior número de prédios altos do Brasil. Segundo o site especializado The Skyscraper Center, dos dez prédios mais altos do Brasil, seis ficam na cidade. Entre eles, o One Tower, entregue recentemente pela FG Empreendimentos e que ostenta o título de edifício residencial mais alto da América Latina com 290 metros de altura. O certificado foi conferido pelo CTBUH (Council on Tall Buildings and Urban Habitat), organização mundial que pesquisa o crescimento vertical no mundo, audita e certifica os prédios altos de acordo com suas características e diferenciais.
Para transportar os moradores do One Tower pelos 70 andares de moradia do edifício, a TK Elevator – uma das líderes globais de mercado e inovação da indústria de elevadores – aportou soluções especialmente direcionadas para arranha-céus e que integram o portfólio da empresa que é a marca em elevadores nos edifícios mais altos do mundo, como o One World Trade Center, em Nova York (EUA) e no Shangai World Financial Center, em Shangai (China). Em Balneário Camboriú, a mobilidade de outros dois gigantes também é feita com elevadores da marca: Epic Tower e Infinity Coast, com 55 e 66 andares, respectivamente.
A mobilidade no One Tower foi projetada a partir de cinco elevadores que respondem pelo transporte dos moradores com rapidez, conforto e segurança. “A velocidade dos elevadores que atingem o topo em menos de um minuto é parte importante para garantir aos moradores um deslocamento rápido por se tratar de uma torre com quase 300 metros de altura. Mas, os desafios de engenharia vão além desse aspecto com a utilização de tecnologias inovadoras e específicas para arranha-céus, como também na instalação dos equipamentos”, destaca Eduardo Caram, Head de Obras Novas da TK Elevator.
Segundo André Bigarella, diretor de Engenharia da FG Empreendimentos, o One Tower superou desafios construtivos à altura de sua magnitude. “O maiordesafio construtivo de um prédio alto é a logística da obra, atrelada ao deslocamento vertical de colaboradores e materiais ao longo da torre. Os elevadores de alta performance da TK Elevator foram fundamentais em todo o processo construtivo e agora brindam os moradores com deslocamentos rápidos e seguros”, explica o diretor.
Nas alturas sem vibrações
Entre as tecnologias inovadoras dos elevadores do One Tower estão as corrediças ativas (Active Roller Guide), solução exclusiva desenvolvida pela engenharia da TK Elevator para reduzir as oscilações dentro da cabina e proporcionar maior conforto aos passageiros. Em prédios altos essa questão é do ponto de vista técnico ainda mais importante, pois algumas circunstâncias podem causar vibrações na cabina do elevador, como a turbulência do ar e o balanço do edifício devido às rajadas de vento. Na prática, o sistema verifica o movimento da cabina a partir do deslocamento de ar por causa da alta velocidade e com esta leitura é possível corrigir sua posição em relação a um caminho ideal, eliminando vibrações durante todo o percurso.
Outro destaque dos elevadores do One Tower é um dispositivo que permite a medição da velocidade do vento, por meio de um anemômetro, para o funcionamento seguro do equipamento. Em situações severas de vento, o sistema reduz a velocidade ou até desliga o elevador para garantir a segurança das pessoas.
A instalação dos elevadores do One Tower também exigiu um planejamento diferenciado das equipes técnicas da TK Elevator. Devido ao peso dos equipamentos – a máquina de tração de cada elevador pesa 1.600 quilos – o içamento foi realizado por gruas, uma de cada vez. Para içar a estrutura da cabina, a partir de um guincho com capacidade para 1.700 quilos.
As guias, que funcionam como trilhos para a movimentação perfeita do elevador, foram instaladas a partir de um método chamado de False Car, utilizado para obras acima de 45 andares. Com este método, as 22 toneladas de guias (por elevador), são empilhadas e já fixadas à estrutura do prédio, aumentando a segurança. Foram necessários também 4 quilômetros de cabos de aço para tracionar a cabina, totalizando 3 toneladas de cabos de tração por elevador.
Além de toda a tecnologia em consonância com a sofisticação do empreendimento, o acabamento dos elevadores merece destaque com as cabinas Export com revestimento em aço inoxidável e painel de operação com tela touch screen de alta resolução, que foi customizado com o logotipo do One Tower e que transforma a interação do passageiro com o elevador em uma experiência inovadora.
Sobre o One Tower
O One Tower é uma realização da FG Empreendimentos e reúne em 52.785,06 m² construídos uma torre única com 84 pavimentos, sendo 70 habitáveis. O edifício conta com dois apartamentos por andar, com quatro suítes cada. A ampla área de lazer está distribuída em quatro andares com mais de 20 ambientes e segue o conceito de home clubs, incluindo wine bar, adega, mini golfe, cinema, espaço para as crianças e pomar.
Os investimentos na obra somam mais de R$ 650 milhões e para a construção foram utilizados mais de nove mil toneladas de aço, 24.992,82 m³ de concreto – o equivalente a mais de oito mil caminhões betoneiras, mais de cinco mil toneladas de
O projeto de arquitetura de Andres Juan Bandeo privilegia a bela vista para o mar, o que faz do One Tower o novo ponto turístico de Balneário Camboriú. O edifício alcançou duas marcas: é o