A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Educação, disponibiliza aos alunos da Rede Municipal de Ensino o Polo de Altas Habilidades/Superdotação, atuando com uma equipe de especialistas e com o apoio da Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE/NAAHS.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 5% da população mundial possui superdotação. Em Santa Catarina, pelo último Censo Escolar (2018), haviam 1.013 alunos superdotados.
Pessoas com altas habilidades/superdotação são aquelas que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas (isolada ou combinada): intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e arte. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas do seu interesse.
O objetivo do Polo de Altas Habilidades/Superdotação é, através de atividades remotas e presenciais com hora marcada, atender alunos com avaliação pedagógica, identificando e ajudando na complementação/suplementação da aprendizagem.
“Pessoas que deram ao mundo seu talento e inteligência fizeram grande contribuição à humanidade, como Albert Eisntein e Stephen Hawkings. Esses gênios, com altas habilidades/superdotação, em áreas específicas, mudaram o mundo e, como eles temos outros anônimos, com talentos e inteligência, esperando por oportunidade”, diz a coordenadora do Departamento de Educação Especial, Kelly Mello.
O Polo Municipal de Altas Habilidades/Superdotação tem sede localizada à Rua Brusque, no Bairro dos Municípios, entre a Quinta e Sexta Avenida.