A Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, através do Projeto Oficinas, deu início nesta segunda-feira (27), às aulas para famílias afegãs. O objetivo da Oficina Intercultural é ensinar a eles a língua portuguesa, para assim, inseri-los ao convívio social. As aulas ocorrem de segunda a quinta-feira, das 14h30 às 16h, no Centro Educacional de Atendimento Contraturno (CEAC), localizado na Rua Canelinha, s/n – Municípios.
Além das crianças, toda família terá assistência para aprender a língua nova. As apostilas distribuídas pela professora Lígia Radke, graduada em Língua Portuguesa, ensinam as leis de acolhimento ao imigrante e regras básicas da nova língua, todas com tradução para a língua de origem das famílias – persa. As aulas seguem até o início de agosto, mês em que as crianças serão encaminhadas às escolas já alfabetizadas.
Sobre o Projeto Oficinas
O Projeto Oficinas disponibiliza 13 oficinas gratuitas para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, matriculados em escolas do município. Canto, patinação, ballet, robótica, inglês, espanhol e muitas outras são oferecidas no horário de contraturno escolar dos interessados. Além da sede do CEAC, na Rua Canelinha, estão presentes mais dois polos no município: Rua Antônio Domingos da Silva, n° 147 – Barra; e, Rua Angelina, anexo ao colégio CAIC Ayrton Senna – Municípios.
Para se inscrever é necessário que o responsável legal vá até a sede, munido de documento de identidade da criança e do responsável, além de comprovante de residência e atestado de frequência de matrícula da criança.