Nesta quarta-feira (07) é o retorno dos profissionais da Secretaria de Educação, após o recesso escolar. Eles serão recepcionados em uma palestra com o Mestre em Neuropsicologia e Liderança Educadora, Eduardo Shinyashiki, que é referência no meio educacional. O encontro deve reunir cerca de 2500 pessoas dentre professores, agentes de alimentação e agentes de limpeza. Durante a manhã, a partir das 9h, será para os profissionais da Educação Infantil, e à tarde, a partir das 14h, para os do Ensino Fundamental. A palestra ocorrerá na Embaixada do Reino de Deus – Rua 1950 nº 915, Centro.
“Esses encontros fazem parte do calendário anual da Secretaria de Educação. Daremos as boas-vindas a eles com esta palestra, com um profissional renomado que é o Eduardo Shinyashiki, especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança organizacional, educacional e pessoal e em neurocoaching”, falou a secretária de Educação, Rosangela Percegona Borba.
O tema da palestra será “Competências Socioemocionais na Educação – Integração entre o Sentir e o Saber”. Shinyashiki vai abordar temas como relações interpessoais, diálogo, intercâmbio de ideias e cooperação que tornam a aprendizagem mais desafiadora, interessante e significativa, com base no respeito recíproco. No conteúdo da palestra estão:
– Autoconhecimento e autoconfiança no caminho da valorização da integração entre o sentir e o aprender;
– O papel das emoções e da afetividade como fator determinante nos relacionamentos interpessoais;
– Consistência entre as palavras, as ações e os resultados desejados;
– Avaliação dos próprios objetivos, padrões de comportamentos, valores e sistema de crenças;
– A importância de ativar o pensamento flexível, criativo e inovador;
– Entusiasmo, motivação e autoconfiança na realização das estratégias para a concretização de resultados duradouros;
– Utilizar e direcionar o próprio poder criativo, os potenciais e as capacidades para criar objetivos que guiem as mudanças e alinhem as ações;
– Avaliação dos próprios objetivos, padrões de comportamento e sistema de crenças;
– A importância de reconhecer e desenvolver os próprios talentos, habilidades e potencialidades
As aulas na Rede Municipal de Ensino retornam no dia 15 de fevereiro (quinta-feira).