Uma guarnição da Polícia Militar realizava rondas pelo bairro Rio Pequeno, seguindo sentido Moro do Encano, tendo em vista que o caminho é alternativo à BR 101 e é costumeiramente usado por criminosos como rota de fuga, quando se deparou com um veículo GM/MERIVA prata do RS, com dois ocupantes. Que ao se deparem com a viatura, ambos demonstraram nervosismo, vindo o motorista a frear o carro, assustando-se.
O referido veículo veio de frente à viatura e, em razão da fundada suspeita, foi iniciado os procedimentos de abordagem, solicitando que ambos os ocupantes descessem com a mão na cabeça.
Neste momento, os suspeitos desembarcaram portando armas de fogo, atirando contra os policiais. Que de imediato os policiais revidaram a injusta agressão, vindo a alvejar ambos os suspeitos.
Foi solicitado apoio, bem como a presença do SAMU no local.
Com a chegada do SAMU, houve a constatação do óbito dos autores.
Ambos são conhecidos no meio policial e possuem extensa ficha criminal, bem como fazem parte de uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios catarinenses. O primeiro, de 27 anos, possui registros policiais pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, roubo, receptação, furto e tráfico de drogas. O segundo, de 29 anos, pelos crimes de tráfico de drogas, furto, receptação e adulteração de veículo.
Foram acionados a Polícia Civil e o IGP para os procedimentos no local do crime.
As armas apreendidas com os criminosas foram uma PISTOLA Cal. 380, com numeração suprimida e um REVÓLVER Cal. 38, com numeração suprimida, carregado com 06 munições (05 intactas e 01 deflagrada). Além disso, a perícia recolheu 02 estojos de calibre 380 no chão.