A divulgação de Balneário Camboriú em território nacional e internacional é um dos motivos do crescimento do número de turistas no município. Até o momento, foram 46 ações para difundir a cidade, de 51 previstas pelo Município, realizadas em dez estados brasileiros e sete países. Dados de 2017 comprovam que Balneário Camboriú está em constante divulgação durante o ano inteiro.
Segundo pesquisa do Ministério do Turismo sobre demanda internacional, divulgada em julho deste ano, Balneário Camboriú aparece em 8º lugar como destino mais visitado para lazer, colocação que resulta da divulgação realizada pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) e demais entidades da região.
A busca por Balneário Camboriú, cidade que integra a Costa Verde Mar, também é forte em feiras. Nas duas últimas edições do Feirão Flytour, de 22 a 24 de setembro, em Santos, e de 6 a 8 de outubro, em Campinas, a Sectur esteve presente. Matéria disponibilizada no site Panrotas, em 13 de outubro, confirma que Balneário Camboriú foi um dos destinos nacionais mais procurados na Flytour em Campinas, ficando em 6º lugar na classificação.
Dados da CVC também são positivos para Balneário Camboriú. Em julho, a venda de pacotes para a cidade cresceu 39{e457f715f036df15797d99e5579f943e54f24f2442daca1f06ad537dbbb6b603}, em relação ao mesmo período do ano passado. Em julho de 2016, foram efetuadas 14.182 vendas para Balneário Camboriú, número que aumentou para 19.657 em julho deste ano. No mesmo mês, o setor hoteleiro obteve uma excelente ocupação devido às férias escolares, o clima estável e às vendas de pacotes de viagens.
Outro indicativo de que o ano está sendo positivo para o turismo no município é a movimentação no Parque Beto Carrero World, localizado em Penha. De janeiro a setembro de 2017, o parque recebeu cerca de 1,4 milhão de visitantes. “Temos investido bastante em ações de marketing e mídias digitais para alcançar os mercados emissores. Com isso, estamos confiantes com o bom resultado no fechamento desse ano, superando o número de visitantes de 2016, que foi de dois milhões, mesmo com a economia ainda bastante instável”, comenta o diretor comercial do parque, Roberto Vertemati.
De acordo com o secretário de Turismo, Miro Teixeira, a divulgação é a principal forma de vender Balneário Camboriú. “A Sectur está empenhada anualmente em participar das feiras, workshops e das capacitações pelo Brasil e demais países, pois a exposição é o chamariz de turistas à cidade. O projeto “Visite Balneário Camboriú e Região”, do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, é um dos mais fortes projetos que o trade turístico da região participa. Este é o segundo ano que a Sectur faz parceria com a entidade, unindo laços e fomentado o turismo na Capital Catarinense do Turismo”, finaliza.
Baixa temporada
O número de turistas na baixa temporada, de acordo com o cálculo do fluxo turístico, foi o melhor dos últimos cinco anos. Entre os meses de maio e setembro, o município recebeu mais de 1,3 milhão de visitantes. Em comparação com o ano passado, equivale a um aumento de, aproximadamente, 69{e457f715f036df15797d99e5579f943e54f24f2442daca1f06ad537dbbb6b603} no número de turistas em Balneário Camboriú (confira os dados abaixo).
O número de ônibus também é o melhor dos últimos cinco anos. Segundo levantamento do Portal de Informações Turísticas (PIT), 837 ônibus e vans deram entrada na cidade entre os meses de maio e setembro, trazendo 27.886 passageiros.
O setor hoteleiro também comemorou a movimentação na baixa temporada de 2017. Os dados do Sindicato de hotéis, restaurantes, bares e similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol) confirmam 47{e457f715f036df15797d99e5579f943e54f24f2442daca1f06ad537dbbb6b603} de ocupação em setembro, a melhor dos últimos cinco anos. “Acredito que cada vez mais Balneário Camboriú está se firmando como um dos melhores destinos turísticos, tanto em razão dos atrativos que oferece como também pela divulgação constante do trade. Por isso, o cuidado com a segurança, o perfeito funcionamento dos serviços a cargo do poder público e o cuidado que nós moradores devemos ter com a cidade deve ser trabalhado dia após dia”, comenta a vice-presidente do Sindisol, Dirce Fistarol.
Número de ônibus e passageiros de maio a setembro*:
2012: 546 ônibus | 18.487 mil turistas
2013: 604 ônibus | 21.471 mil turistas
2014: 691 ônibus | 23.506 mil turistas
2015: 673 ônibus | 24.393 mil turistas
2016: 609 ônibus | 19.902 mil turistas
2017: 837 ônibus | 27.886 mil turistas
*Dados do Portal de Informações Turísticas (PIT)
Número de visitantes de maio a setembro*:
2012: 1.157.246 milhão de turistas
2013: 1.236.866 milhão de turistas
2014: 988.296 mil turistas
2015: 1.006.066 milhão de turistas
2016: 781.265 mil turistas
2017: 1.317.983 milhão de turistas
*O cálculo é feito pela produção de lixo domiciliar, aproximadamente 750 gramas por pessoa.