Nesta segunda-feira, dia 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil. No município de Balneário Camboriú, em 2019, o Conselho Tutelar atendeu 54 casos de abuso. Os números de 2020, até então, são de oito casos atendidos.
Nesta luta, o papel do Conselho Tutelar para combater a violência de crianças e adolescentes é fundamental, dando suporte necessário às vítimas deste crime. A população também tem função importante e pode denunciar havendo qualquer tipo de suspeita.
A presidente do Conselho Tutelar do Município, Camille Amorim, reforça que a sociedade deve estar atenta em relação às crianças e adolescentes, pois muitos não conseguem contar o que está acontecendo e acabam tendo mudanças bruscas nos hábitos, por isso, deve ter um diálogo aberto com infantojuvenis.
“Historicamente, os números mostram que 70% dos casos ocorrem dentro da casa das vítimas, onde o agressor é algum parente. Se alguém da família tiver conhecimento acerca de um abuso sofrido pela criança ou adolescente deve procurar o Conselho Tutelar para que possamos auxiliar nesta situação. Somos aliados para garantir o direito das crianças e adolescentes,” pontuou.
Camille reforça também que sem o convívio escolar, devido à suspensão das aulas, fica mais difícil o Conselho Tutelar ter conhecimento dos abusos. No entanto, é importante que a sociedade se mantenha engajado e continue realizando as denúncias, diante de qualquer situação suspeita.
Canais abertos
As denúncias de crimes contra crianças e adolescentes podem ser feitas por meio do Disque 100, e ainda através do telefone de plantão do Conselho Tutelar: (47) 98883-7585. O denunciante permanece anônimo.
Após o recebimento da denúncia o Conselho Tutelar realiza diligências e faz os encaminhamentos ao Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) para que seja feito o acompanhamento da família e da vítima.
Dicas de prevenção:
supervisione o uso das redes sociais;
mantenha um ambiente harmônico dentro de casa;
conheça os amigos das crianças e adolescentes;
cuidado com a companhia de desconhecidos.