Esta quinta-feira (04) marca o Dia Mundial de Combate ao Câncer, que tem como objetivo informar e educar a população sobre medidas preventivas e controle de doenças cancerígenas. A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio de Secretaria de Saúde, disponibiliza diversas ações para a comunidade durante o decorrer do ano para diagnosticar precocemente os tipos de câncer. Os programas de prevenção municipais tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença.
No Ambulatório de Especialidades Médicas, no Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), os Serviços de Oncologia contam com profissionais de saúde especializados no combate ao câncer. No ambulatório, o médico urologista realiza o acompanhamento de homens com foco na prevenção e diagnóstico precoce de câncer de próstata, por meio de consultas de rotina e exames. Os atendimentos dermatológicos identificam precocemente o câncer de pele. Uma vez ao mês, são realizados mutirões de avaliação com dermatologista, além da coleta de biópsia para diagnóstico de câncer.
O Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), localizado na Rua Angelina, no Bairro dos Municípios, conta com atendimento e duas agendas por semana exclusiva para procedimentos dermatológicos, tanto para coleta e biópsia, quanto para pequenos procedimentos, focando na prevenção de agravos e, consequentemente, diminuindo a demanda de câncer ou problemas veiculados a pele.
O Núcleo de Atenção a Mulher (NAM), localizado na Rua México, no Bairro das Nações, durante todo o ano, são oportunizadas ações multiprofissionais com foco na prevenção de câncer de mama e colo de útero. A rede possui exame citopatológico (preventivo do colo de útero), serviço de mastologia às mulheres, além de realizar orientações sobre autoexame, cuidados com a mama e diagnóstico precoce. Quando diagnosticado, o NAM faz os encaminhamentos necessários.
Métodos simples de prevenção
– Não fumar;
– Evitar consumo de bebidas alcoólicas;
– Adotar uma dieta rica em alimentos saudáveis e naturais;
– Praticar atividades físicas regulares;
– Controlar o peso;
– Evitar a exposição solar entre 10h e 16h (uso regular de filtro solar);
– Priorizar amamentação sempre que possível.