Nesta quarta-feira (26) comemora-se o Dia do Surdo, em alusão ao chamado Setembro Azul, mês da Conscientização da Comunidade Surda. Em Balneário Camboriú, o Polo Bilíngue da Secretaria de Educação oferece aulas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para alunos surdos e aos colegas de classe e professores. O Polo também realiza atendimentos individuais no NEI Sementes do Amanhã (Rua Angelina, nº 595 – Bairro dos Municípios).
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é destinado para os alunos da Rede Municipal de Ensino. No caso da surdez, os alunos recebem atendimento individual no polo no período do contraturno, onde aprendem Libras e o português na modalidade escrita. O atendimento em sala ocorre, para os alunos do Ensino Fundamental I, durante a aula. “Essas aulas ocorrem a cada 15 dias e são destinadas também aos colegas de classe do aluno em questão e aos funcionários que estiverem lá no momento. Assim o aluno consegue ter uma melhor comunicação com os amigos e professores”, disse a professora do AEE, Regina Mendes.
No Ensino Fundamental II os profissionais do AEE ficam disponíveis para responder dúvidas dos professores e alunos em relação à língua e também distribuem materiais educativos, todos com grande apelo visual para que os estudantes entendam melhor o conteúdo. Essas modalidades de ensino ocorrem em três escolas: CEM Tomaz Francisco Garcia, CEM Vereador Santa e CEM Armando Cesar Ghislandi.
Anderson Ari Nicolau é professor de Libras há quatro anos. Aprendeu a língua aos 11 anos de idade, após a mãe perceber que tinha dificuldades de comunicação por conta da falta de audição. Hoje, é formado em Letras – Libras, faz pós-graduação e dá aulas pelo Polo Bilíngue. “É muito bom ensinar Libras, os alunos são curiosos, sempre perguntam. Ensino o nome dos alimentos e como pedir para ir ao banheiro, por exemplo. Quando eles aprendem, vão se desenvolvendo e evoluindo. Fico muito feliz, a família também”, conta o professor em Libras.
DIA DO SURDO
Nesta quarta-feira (26), os seis alunos surdos da Rede Municipal de Ensino vão participar de um passeio junto às famílias e a equipe do AEE. O passeio será no Zoológico Santur, onde as crianças realizarão atividades do polo e aprenderão nomes de animais na língua.