Na madrugada desta quinta-feira (7), o Setor de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú aplicará inseticida contra o mosquito Aedes aegypti nos bairros Pioneiros e Nações.
O fumacê, nome popular da aplicação Ultra Baixo Volume (UBV), começa às 5h pelo Pioneiros, em uma ação conjunta com o Estado. No primeiro bairro, a área atingida será de 18 hectares. A caminhonete usada da ação, a qual tem na carroceria uma bomba que atomiza o inseticida, percorrerá o trecho da Rua Miguel Matte à Rua Arthur Max Doose. Já nas Nações, a área do fumacê será de 60 hectares, da Rua Venezuela à Rua Panamá. Na próxima semana, o serviço no bairro será retomado até a Rua Israel.
A Vigilância Ambiental aconselha que os moradores desses trechos deixem as janelas abertas para o inseticida entrar nas residências. No entanto, animais de estimação e alimentos devem ser mantidos distantes das aberturas. Outra orientação é não ficar na direção em que o canhão sobre a caminhonete pulveriza o veneno. Quem estiver na rua, deve trocar de direção ao visualizar o veículo, evitando o contato direto com o produto.
A ação ocorre pela terceira vez em Balneário Camboriú em 2024 e é feita em áreas com casos positivos de dengue. O objetivo é bloquear a transmissão da doença. Nesse tipo de aplicação, é utilizado um equipamento com maior vazão que as bombas costais motorizadas, e o raio por onde o inseticida se espalha aumenta.
O inseticida aplicado no fumacê age somente contra o mosquito adulto, sem eficácia para as larvas. Portanto, a Secretaria da Saúde enfatiza que a população deve eliminar criadouros do Aedes aegypti (que acumulam água) e aceitar a vistoria de agentes de endemias. Além da dengue, o Aedes aegypti é transmissor do vírus da zika e da chikungunya.
Em caso de chuva, o fumacê será adiado.