Na tarde de hoje, o Prefeito de Balneário Camboriú Fabrício Oliveira recebeu o Secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, e representantes da pesca artesanal no município para discutir investimentos e demandas do setor.
Na reunião, a Presidente da BC Investimentos, Maria Pissaia, apresentou o Programa de Estruturação da Atividade Produtiva dos Pescadores de Balneário Camboriú, elaborado junto ao Grupo de Trabalho (GT) dos Pescadores.
Também foi apresentado o projeto de um Porto de Carga e Descarga da Pesca Artesanal no município. O projeto foi desenvolvido pela equipe de Engenharia da Secretaria Municipal de Planejamento e compreende área de abastecimento de carga e descarga, área de abastecimento de gelo, área de abastecimento de óleo diesel, unidade de beneficiamento e uma sede para a cooperativa de pescadores, além de carreira com cobertura, armazenamento e dragagem da margem do porto. O investimento estimado é de R$ 2,5 milhões.
O Secretário Jorge Seif Júnior se comprometeu a buscar recursos para viabilizar o Projeto junto a outros órgãos federais. “Temos total condição de pleitear, junto a outros Ministérios, os recursos necessários para a execução desta obra, contem comigo”, declarou o secretário.
Para o prefeito Fabrício Oliveira, a valorização da pesca artesanal, além de fomentar a economia do município, representa o respeito a nossa história e cultura. “Além de olhar para o futuro, uma cidade precisa reconhecer de onde veio. O bairro da Barra é o berço de nossa cidade, vocês representam a tradição e as raízes de Balneário Camboriú, e o município tem o compromisso de dar esta retribuição”, disse o prefeito.
O Presidente da Associação dos Maricultores, Jaimir Galiski, reconheceu os esforços do município, com a criação do Grupo de Trabalho e a abertura junto ao executivo para tratar das demandas dos pescadores.
Também participaram da reunião a Secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social Christina Barichello, o presidente da Câmara de vereadores Marcos Kurtz, o vereador Asinil Medeiros, o chefe de divisão de Aquicultura e pesca José Henrique Francisco dos Santos, o Presidente da Colônia de Pescadores Z7, Levi Vicente, e representantes do setor pesqueiro artesanal.
Em Balneário Camboriú atuam na pesca artesanal aproximadamente 300 famílias de pescadores. Estas famílias concentram suas atividades na região da Barra e Praias Agrestes do Município.