A Defesa Civil de Balneário Camboriú está trabalhando em diversos projetos em parceria com a Univali. Em um deles, a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) faz parte da integração entre as instituições e juntas buscam realizar levantamentos sobre recursos humanos e materiais, projetos e ações em execução, drenagem da rede de esgoto, rios e dados da EMASA e Secretaria de Obras.
“Essa articulação trará uma gestão mais inteligente, resultados muito melhores e ações mais profundas nos setores, com dados mais específicos para atuar na segurança de todos. Quem ganha sempre será a população”, explica o diretor da Defesa Civil Fabrício Melo. Todas as informações da Defesa Civil também serão encaminhadas à EMASA, como sistemas de alerta para estiagem e sistemas de monitoramento.
Para realizar o levantamento, dois estagiários não remunerados do curso de Engenharia Civil da Univali estão participando do projeto. Eles ficarão responsáveis por coletar, analisar os dados e confeccionar os levantamentos. “A integração com a universidade proporciona a pesquisa científica necessária para a busca de soluções dos problemas enfrentados. Os alunos, em parceria com o poder público, passam a ser atores no desenvolvimento da cidade”, ressalta o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.
Além deste, a integração entre a Defesa Civil e a Univali gerou diversos outros projetos: o desenvolvimento de um sistema de detecção de deslizamentos inventado por alunos da Univali e que será aplicado com a ajuda da Defesa Civil; a criação de sistemas internos para a Defesa Civil desenvolvidos por um aluno através de um estágio remunerado; apoio à simulados e o planejamento para um projeto de análise da qualidade da água em estações meteorológicas espalhadas pela cidade.