A Defesa Civil de Itajaí avisa sobre o risco de deslizamentos de terra em áreas de encostas devido ao encharcamento do solo em toda a nossa região. A chuva intermitente dos últimos dias, mais o acumulado acima da média histórica do mês de março com a previsão de uma semana chuvosa deve agravar a situação de saturamento do solo aumenta os riscos para movimentos de massa.
O deslizamento é um fenômeno provocado pelo escorregamento de materiais sólidos, como solos, rochas, vegetação e/ou material de construção ao longo de terrenos inclinados, denominados de “encostas”, “pendentes” ou “escarpas”.
Em encostas e morros urbanos os deslizamentosvêm ocorrendo com uma frequência alarmante nestes últimos anos, devido ao crescimento desordenado das cidades, com a ocupação de novas áreas de risco, principalmente pela população mais carente.
A Defesa Civil reforça para que as pessoas fiquem atentas a qualquer movimento de terra ou rochas próximo às suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, a família deve sair de sua residência e acionar a Defesa Civil Municipal (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).