A Defesa Civil de Santa Catarina atualiza a situação das chuvas que caem no estado desde a última segunda-feira, 8. A passagem de um ciclone extratropical atinge principalmente o Centro e o Leste de SC. Foram registradas, até as 15h desta quarta-feira, 10, ocorrências como alagamentos, quedas de árvores, inundações e deslizamentos em 32 municípios. Ao todo, 17 pessoas estão desalojadas, cinco em Nova Veneza, quatro em Morro da Fumaça e oito em Jaguaruna, além de 10 desabrigadas em São Francisco do Sul.
O governador Carlos Moisés se reuniu com técnicos da Defesa Civil estadual, no início da tarde desta quarta, onde acompanhou a situação das regiões. O chefe da Defesa Civil, David Busarello, destacou que a situação exige cautela e cuidados. Em caso de emergência, as pessoas devem ligar nos números 193 (Corpo de Bombeiros Militar), 199 (Defesa Civil) ou 190 (Polícia Militar). Os trabalhos estão sendo feitos com o apoio das prefeituras.
“Estamos atuando de maneira integrada com os municípios e órgãos do Governo do Estado desde a previsão do ciclone extratropical que atinge o Estado. O nosso primeiro cuidado é sempre com as pessoas, para que não tenhamos vítimas. Temos conseguido êxito com essa missão. Até o momento temos ocorrências pontuais, onde estamos atuando, levando as pessoas que necessitam para abrigos ou lugar seguro preservando a vida”, relatou o chefe da Defesa Civil.
Busarello reforçou ainda que o sistema de monitoramento da Defesa Civil segue 24 horas, todos os dias da semana. “Isso nos traz uma previsibilidade muito boa para que possamos acionar as cidades e repassar as informações do que está se formando, como o ciclone extratropical que atua no estado.” Ele informou ainda que kits de ajuda humanitária estão sendo encaminhados para os municípios conforme solicitações e necessidades.
Previsão
A previsão do tempo indica que a chuva deve diminuir gradativamente já na madrugada desta quinta-feira, 11.
Os maiores índices pluviométricos nas últimas 48 horas foram registrados em Schroeder, 256,2mm, Florianópolis, 228,5mm, Joinville, 216mm, Morro da Fumaça 207,4 mm e Nova Veneza 197mm.
Barragens
A Defesa Civil de Santa Catarina iniciou a operação das barragens de Taió e Ituporanga na tarde desta quarta-feira, 10.
Foi determinado o fechamento total das comportas da Barragem Oeste, em Taió, e da Barragem Sul, em Ituporanga.
A autorização, por parte da equipe de monitoramento hidrológico da DCSC, segue os critérios do Manual de Operações.
Energia elétrica
O ciclone extratropical que atinge Santa Catarina, com rajadas de vento de aproximadamente 90km/h, fez com que objetos e vegetação fossem arremessados contra a rede elétrica. Por volta das 12h, cerca de 200 mil unidades consumidoras estavam sem energia elétrica. As regiões mais atingidas são a capital catarinense, a região de Itajaí e o Litoral Norte de Santa Catarina. Para restabelecer o sistema o mais rápido possível, 230 equipes da Celesc estão em campo desde as primeiras ocorrências.
Rodovias
SC-390, na altura do KM 445,700, entre Orleans e Pedras Grandes
Ocorrência: Queda de barreira
Situação: Equipe no local para remoção do material da pista
SC-390, na altura do KM 409,500, Serra do Rio do Rastro
Ocorrência: Queda de barreira
Situação: Equipe SIE indo ao local averiguar situação
SC-108, na altura do KM 35, entre Guaramirim e Massaranduba
Ocorrência: Queda de barreira
Situação: Equipe no local para remoção do material da pista
SC-108, Rodovia do Arroz – KM 5 ao KM 20
Ocorrência: Rodovia está alagada
Situação: trecho interditado
SC-405, Km 0,000 ao 2,850, no Rio Tavares (Florianópolis)
Ocorrência: Alagamento de pista
Situação: Trânsito interditado, desvio pela SC-405, dando continuidade pelo Acesso do Aeroporto
SC-401, KM 3,4 – Sentido Centro-bairro
Ocorrência: Queda de barreira
Situação: Equipes da SIE liberam a pista e monitoram o trecho. PMRV pede atenção aos motoristas, pois a pista está escorregadia
SC-108, Entroncamento da BR-282 para Anitápolis
Ocorrência: queda de barreiras ao longo da via
Situação: Equipe mobilizada, realizando a remoção
SC-110, Entroncamento da BR-282 para Urubici
Ocorrência: Muitas árvores na pista, com bloqueio parcial
Situação: Equipe da SIE realizando a remoção
TELEFONES DE EMERGÊNCIA
Corpo de Bombeiros Militar: 193
Defesa Civil: 199
Polícia Militar: 190
Celesc: 0800 048 0120