A Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (COSIP) está testando a iluminação com a tecnologia LED na Avenida Atlântica. Na tarde desta sexta-feira (19), projetores LED foram instalados em dois postes, na altura da Rua 4400, na Barra Sul.
Cada poste recebeu quatro projetores, que ficam direcionados para a faixa de areia. Os projetores que predominam na Atlântica são de vapor metálico de 1000 watts. Os novos são de 485 watts. A intenção é ampliar a iluminação LED na Avenida em 2019.
“Estamos instalando esses projetores para podermos avaliar a percepção da iluminação para posteriormente modernizar toda a orla”, comenta a o gestor da COSIP, Anderson dos Santos.
Além de proporcionar ao olho humano uma percepção maior de claridade, essa tecnologia LED gera economia, pois as lâmpadas consomem até 75% menos energia que as de vapor metálico. Elas também têm uma vida útil maior. De acordo com Anderson, a manutenção da iluminação tradicional torna-se cara, pois o material queima mais rapidamente. Além disso, os equipamentos tradicionais instalados estão ultrapassados.
A tecnologia já foi implantada no Calçadão da Avenida Central e no trecho novo da 4ª Avenida.