Um dos encontros evangélicos de maior tradição no Brasil, o Congresso Internacional de Missões dos Gideões Missionários da Última Hora (GMUH) inicia no próximo dia 22 de abril, às 19h. Esta é a trigésima oitava edição do evento cristão, após dois anos sem a sua realização, devido a pandemia do Covid-19.
Assim como nos anos anteriores, o congresso missionário terá a duração de dez dias, finalizando em 01 de maio, Dia do Trabalhador. A abertura oficial será realizada dia 22, a partir das 19h, no Pavilhão dos Gideões. Já no dia 27, quinta-feira, será realizada a segunda abertura oficial, no Ginásio de Esportes Irineu Bornhausen, também às 19h. A partir disso, iniciam os cultos simultâneos em ambos os locais. A programação oficial de pregadores, cantores e horários dos cultos já está divulgada no site e redes sociais oficiais dos Gideões.
Em 2023, o tema a ser trabalhado em todas as ministrações será: “Gideões! Apressai-vos, que há sinais de esperança em meio a uma humanidade corrompida, sofredora e sem Deus”. Serão aproximadamente 40 pregadores que ministrarão nos cultos. “O mundo hoje está vivendo uma total inversão de valores, e como proclamadores das boas novas de Cristo, é nossa responsabilidade pregar em tempo e fora de tempo, anunciando que Jesus é o único e suficiente Salvador do mundo. Por isso, Deus colocou essa temática em nosso coração, que será amplamente trabalhada durante os dez dias de congresso”, ressaltou o Pastor Zilmar Melquíades Miguel, presidente dos GMUH.
Uma das principais novidades para este ano é a redução na quantidade de pregadores. Segundo o Pastor Zilmar, a mudança na programação habitual irá valorizar mais ainda o objetivo do congresso, que é falar de missões. “Nós queremos oportunizar que nossos missionários, que estão atuando em diversas partes do Brasil e do mundo, tenham um tempo maior compartilhando de suas experiências no campo missionário, falando das dificuldades, desafios e vitórias que vivem diariamente, na missão de salvar almas para o Reino de Deus, incentivando ainda mais nossos irmãos a serem mantenedores das mais de mil famílias missionárias, que estão espalhadas em vinte e uma nações, divididos em trinta e um projetos de evangelização”.
Ainda segundo a organização do congresso, mais de 130 caravanas já confirmaram presença na festividade. Ao todo, são esperadas aproximadamente 100 mil pessoas na cidade durante os dez dias. O congresso dos Gideões Missionários da Última Hora contará mais uma vez também com o apoio da Prefeitura de Camboriú, Câmara de Vereadores, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Governo do Estado de Santa Catarina, além de outros órgãos governamentais. As ações em relação ao congresso serão amplamente divulgadas pelas próprias organizações, como efetivo na segurança pública, trânsito, fiscalização, comércio, entre outros.
Como fica o trânsito:
O trânsito em Camboriú será alterado de 27 de abril a 1º de maio devido à movimentação esperada para o 38º Congresso dos Gideões Missionários da Última Hora. Conforme o Departamento de Trânsito de Camboriú (DEMUTRAN), algumas mudanças serão implementadas em relação ao último evento, sendo que duas delas são: o local para estacionamento de ônibus de excursão e uma rota acessível para pessoas com deficiências, entre a igreja Assembleia de Deus e o Ginásio Municipal de EsportesIrineu Bornhausen. Além disso, automóveis, ônibus e vans contarão com rotas alternativas específicas para circulação durante o evento.
O diretor do DEMUTRAN, Jair Grings, explica que para possibilitar as mudanças, será reservado um espaço para o estacionamento dos ônibus em terreno localizado na Rua Joaquim Garcia, no bairro Centro, anexo ao IFC. “A sinalização que indicará o fluxo permitido para cada veículo durante os dias de evento já está sendo providenciado, pois o nosso objetivo é orientar e esclarecer os visitantes que participarão do evento”, esclarece. As mudanças também podem ser conferidas no Mapa do Trânsito, divulgado pelo Demutran.
Como nos anos anteriores, a área central da cidade fica fechada para veículos. Quem chegar em Camboriú pela Avenida Santa Catarina, vai entrar à direita na rótula – sentido Instituto Federal – e seguir pela Avenida Minas Gerais. Os moradores que precisam transitar nas áreas isoladas devem procurar a Secretaria de Finanças, com comprovante de residência atualizado, para retirar o registro de trânsito livre que permitirá sua circulação.
Fiscais do setor de Planejamento Urbano estarão em pontos estratégicos do município para orientar os motoristas a entrarem e saírem da cidade. Segundo o diretor do DEMUTRAN, a fiscalização será feita pela Polícia Militar com o apoio do Departamento de Trânsito.