Entre tantos novos empreendimentos que surgem em Itajaí, encontramos também casarões que contam a história da cidade. São 19 bens tombados, entre os quais museus e prédios que ficam abertos à visitação gratuita. Conheça abaixo um pouco da história e escolha qual visitar.
Um dos principais monumentos de Itajaí é o Palácio Marcos Konder, onde fica instalado o Museu Histórico. Localizado na rua Hercílio Luz, o prédio foi inaugurado em 1925. Passou a abrigar o Museu em 1982 com acervos que remetiam à formação política e econômica da cidade. Com quase 10 mil peças, o prédio conta com fotos, vídeos, objetos e utensílios de pessoas que fizeram história em Itajaí, como o escritório do poeta Marcos Konder Reis.
O Museu Etno-Arqueológico é um pouco diferente do que estamos acostumados. Instalado na antiga Estação Ferroviária Engenheiro Vereza, no bairro Itaipava, foi inaugurado em 2010. A unidade foi criada para proteger, pesquisar e comunicar a cultura das populações que povoaram as áreas rurais de Itajaí e região. Além do Museu, o complexo museológico inclui um laboratório de arqueologia com acervo e equipamentos para estudo, espaços de reserva técnica, área de atividades para educação patrimonial e exposições.
Apesar de não ser museu, a Igreja Santíssima Sacramento, mais conhecida como Igreja Matriz, é o cartão postal da cidade e também recebe visitações. Inaugurada 1955, foram utilizados 700 mil tijolos, artisticamente organizados numa área de 30 metros de largura por 60 metros de comprimento.
Itajaí conta também com o Centro de Documentação e Memória Histórica, na Casa Lins. Construído entre 1910 e 1912, o local no centro de Itajaí abriga o Arquivo Público com mais de 300 mil itens. Estão disponíveis para consulta livros da biblioteca de Apoio, Hemeroteca (coleção de jornais), o acervo iconográfico (fotografias e gravuras), a documentação pública da Prefeitura de Itajaí, da Câmara de Vereadores e do Fórum, além da documentação de caráter privado, como coleções e dossiês.
Bens tombados
Atualmente Itajaí conta com 19 bens tombados pelo Patrimônio Histórico Municipal: Casa Malburg (onde funciona a Receita Federal), Casa Burghardt, Casa Konder, Mercado Público, Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, Fábrica Renaux (atual Biblioteca Pública Municipal), Casa Lins (Arquivo Público), Grupo Escolar Victor Meirelles (Casa da Cultura Dide Brandão), Estação Ferroviária Engenheiro Vereza (Museu Etno-Arqueológico), Hotel Rota do Mar, Casa Almeida e Voigt, Palácio Marcos Konder (Museu Histórico), Capela Santa Terezinha (Cabeçudas), Sociedade Sebastião Lucas, Igreja da Imaculada Conceição, Antiga Fiscalização dos Portos, Casa Bauer, Figueira do Colégio São José e Palmeiras da Rua José Gall.
Programe sua visita
Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento
Maior monumento artístico de Itajaí, construído no estilo neogótico e românico.
Praça Gov. Irineu Bornhausen – Centro, Itajaí
Todos os dias das 7h às 20h30
Museu Histórico
Rua Hercílio Luz, 681 – Palácio Marcos Konder
Segunda: Fechado para trabalho técnico
Terça a sexta: 13h30 às 18h30
Sábado: 10h às 15h
Domingo: fechado
Centro de Documentação e Memória Histórica
Rua Lauro Müller, 335 – Centro (Casa Lins)
Atendimento: 8h às 12h e das 14h às 18h de segunda a sexta-feira
Telefone: (47) 3348-1886
Museu Etno-Arqueológico de Itajaí
Av. Itaipava, 3901 – Itaipava
Segunda: Fechado para manutenção/Expediente Interno
Terça à sexta-feira: 13h às 19h
Capela Santa Terezinha
Construída em 1920 em meio a mata na Praia de Cabeçudas. No alto de sua escadaria é possível ter uma visão panorâmica da praia.
Segunda, quarta e sexta das 14h às 19h
Biblioteca Pública
Rua Heitor Liberato, 110 – Vila Operária
Segunda a sexta-feira das 8h às 19h
Sábado das 8h ao meio-dia
Casa da Cultura
Rua Hercílio Luz, 323 – Centro
Segunda a sexta das 8h às 22h
Mercado Público
Av. Coronel Eugenio Muller, 499 – Centro
Segunda-feira das 9h às 18h
Terça a sexta das 9h às 23h
Sábado das 9h às 23h
Fechado aos domingos