A festa do Divino Espirito Santo é considerada um patrimônio cultural e histórico imaterial de Camboriú. É a festa mais antiga da cidade e uma das mais tradicionais de Camboriú – iniciada antes mesmo da emancipação política do município. Todos os anos a Prefeitura de Camboriú, apoia a realização da festa com investimentos na estrutura, som e iluminação. A abertura da 154ª Festa do Divino será neste sábado, dia 13, às 19h, com a celebração de uma Missa na estrutura montada em frente à Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, no Centro.
No ano passado por causa da pandemia a Festa não foi realizada. Neste ano, com aprovação da Câmara de Vereadores, a Prefeitura vai investir mais de R$100 mil. Os investimentos são para a estrutura do pavilhão montado em frente à Paróquia, tendas, contratação do som, banheiros químicos, divulgação, telão de led, cadeiras e decoração.
De acordo com o padre Marcio Vignoli, responsável pela organização do evento, trata-se de uma festa religiosa no âmbito do catolicismo, mas se constitui num patrimônio cultural e histórico imaterial que já acontece há 154 anos. “Esta edição da Festa do Divino celebra um recomeço das atividades de festejos populares. Nestes últimos dois anos por causa da pandemia ainda não tínhamos realizado nenhuma, festa popular seja nas comunidades do interior, nos bairros ou até mesmo no Centro – então essa tem a característica de recomeço. Por tudo isso a importância do poder público dar esse apoio na realização dessa festa. Somos gratos’, destaca o padre.
Programação
13/11 – Sábado
19h – Missa de Abertura, na Igreja Matriz
20h – Bingo no Centro Paroquial
14/11 – Domingo
19h30min – Missa de entrega da Coroa e do Cetro, Centro Paroquial
15/11 a 18/11 – Segunda a quinta
20h – Missa das Bençãos e Graças do Divino
Quermesse após a Missa
19/11 – Sexta-feira
20h – Missa Solene de Crisma
Dias Festivos
20/11 – Sábado
18h – Cortejo Imperial saindo da residência do Imperador
(Rua Augusto Benevenuti, nº 129 – Cedro)
19h30 – Missa Solene com a Bênção e entrega
dos Pães do Divino
20h30 – Festejos Populares no Centro Paroquial e Pavilhões
21/11 – Domingo
9h30 – Cortejo Imperial saindo da Corte da Imperatriz
(Rua Natal, nº 104 – Centro)
10h – Missa Solene da Coroação e Bênção dos Festeiros
11h30 – Festejos Populares, almoço e barraquinhas
19h30 – Missa Solene de Cristo Rei
Sorteio do Casal Imperial para a Festa de 2022 e envio das
Bandeiras para os Guardiões e devotos do Divino Espírito Santo