A embraiagem (ou embreagem) é um dos principais componentes do sistema de transmissão e extremamente importante na condução de um automóvel. Ele permite ao condutor a abertura de mudanças de velocidade destinadas a puxar ou a aumentar/reduzir a marcha do veículo.
Na prática, a embreagem serve para acoplar e desacoplar o motor do câmbio, para que seja feita a troca de marchas de forma suave. Os seus elementos principais são o disco, platô e rolamento, existindo em cada um deles diferentes funções, dependendo da sua finalidade.
O sistema de embraiagem tem um grande desgaste na medida em que está em constante utilização. De forma a garantir que o seu automóvel tenha o melhor desempenho na estrada, deve estar atento aos sintomas que indicam se a embraiagem precisa de ser substituída, esteja atento aos aspetos seguintes:
- O pedal rígido da embraiagem: Quando coloca o pé na embraiagem, depois do carro estar a trabalhar, e sente que ela está dura, isso poderá querer dizer que a embraiagem está danificada e é necessária à sua substituição. As causas que estão diretamente relacionadas são: o uso de marcha alta com velocidade baixa e as reduções bruscas de velocidade.
- Embraiagem a patinar e/ou a fazer ruídos: Um dos sintomas mais preocupantes e que condicionam a vida útil da sua embraiagem é quando a mesma começa a patinar ou a fazer ruídos. Quando existe um uso desajustado da embraiagem por parte do condutor, isso faz com que exista um maior desgaste das peças automóveis e, a partir daí, é frequente assistir a anomalias como a embraiagem a patinar ou a fazer barulhos estranhos.
- O ponto de embraiagem em uma subida: Dominar ou ponto de embraiagem em uma subida ou o teste de derradeiro para todos os condutores. Em todo o caso, esse é um método danoso para o funcionamento da embraiagem, porquanto isso provoca uma corrosão muito acentuado no disco da embraiagem. É aconselhável usar o travão de mão.
- A carga do veículo: deve considerar os limites de carga impostos pelo fabricante, pois a carga afeta o funcionamento e a vida útil da embraiagem do seu carro. Assim, se o seu automóvel estiver com carga com o peso certo, a embraiagem não é obrigada a fazer suplementos.
- Organizar em segunda velocidade: Evite todo o custo de arranjo com a segunda velocidade engatada, isso prejudica o funcionamento da embraiagem e obriga o seu automóvel a consumir muito combustível. Também deve evitar os arranques e as reduções bruscas, assim estará a economizar combustível no seu veículo e a preservar a embraiagem do mesmo.
Todos os componentes de embraiagem estão ajustados entre si de maneira que tenham aproximadamente a mesma vida útil. No caso de produzir-se dano na embraiagem, esta deverá ser substituída totalmente. Para encontrar peças de substituição, você pode buscar em lojas físicas ou online, como o site lojapecasauto.pt que contém uma grande variedade de peças, todas com qualidade garantida. Caso você não possua os conhecimentos necessários, não tente fazer nenhuma reposição de peça.