O comércio de Balneário Camboriú poderá funcionar normalmente neste domingo, dia 1º de abril, Feriado de Páscoa. O funcionamento na data foi definido na última convenção coletiva e passa a valer a partir deste ano. De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Balneário Camboriú e Camboriú (Sindilojas), Hélio Dagnoni, o dia poderá ser bem aproveitado por quem deixou as compras de Páscoa para a última hora, esperando as tradicionais liquidações dos ovos de chocolate.
Hélio destaca ainda que a data é importante para o comércio, tendo em vista que esta é a primeira data comemorativa do ano do calendário comercial e muitos comerciantes apostam nela para alavancar as vendas. De acordo com a pesquisa Fecomércio SC, entidade na qual o Sinldilojas é filiado, o catarinense demonstra um comportamento mais cauteloso em relação a 2017. A expectativa do gasto médio dos consumidores ficou em R$ 157,69, inferior em 3,3% no valor projetado pelas famílias em 2017.
Apesar da variação negativa do gasto médio no Estado, o valor ainda está acima do registrado há dois anos – período marcado pela retração e baixo volume de vendas – demonstrando uma estabilidade na renda do catarinense que vem fazendo uma escolha pelo planejamento dos gastos dentro do orçamento, pesquisa de preço e pagamento à vista, evitando novas dívidas. “A conjuntura econômica está mais favorável, com acesso ao crédito e recuo nos juros, mas ainda mantém o consumidor cauteloso”, pondera o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.
Nesse cenário a busca pelas promoções (28%) e pelo melhor preço (44%) continuarão sendo a tônica desta Páscoa. Para os consumidores que demonstraram a intenção de pagar suas compras à vista e em dinheiro, o percentual neste item alcançou 75%. O estudo também aponta a escolha dos catarinenses principalmente por chocolates industrializados – ovos de Páscoa, 46,5% ou chocolates em barra, 33,7%.