O comércio de Balneário Camboriú e Camboriú inicia 2018 mais otimista em relação aos negócios durante os próximos meses. “A economia vive ainda um período de transição, embora todos os sinais indiquem que já estamos deixando a recessão para trás”, avalia o presidente do Sindilojas, com atuação nas duas cidades, Hélio Dagnoni. Desde 2015 a economia havia entrado em uma espiral de pessimismo que afetou a atividade econômica em todo o país.
A opinião do presidente do Sindilojas é referendada por Pesquisa de Expectativa do Consumidor e Empresário da Fecomércio SC que aponta que, em nível estadual, depois das amargas lições aprendidas nos anos anteriores, o consumidor está mais otimista: para 55,6% o ano será melhor do que 2017, diante dos 22% que acreditam que será pior.
Entre os comerciantes, a percepção sobre o ano que passou foi bastante equilibrada: 38,8% consideraram melhor e 37,3% pior. O termômetro para 2018 é a expectativa de aumento nas vendas, sendo que 80,9% estão otimistas, entre aqueles que vislumbram um cenário bom (46,6%) ou ótimo (34,3%). Mercados e supermercados e atacados, que compõem o segmento de maior importância para o varejo, devem acompanhar esta tendência de crescimento.
A manutenção da recuperação econômica ao longo do ano de 2018, no entanto, deverá estar relacionada à capacidade de investimentos e geração de empregos dos empresários do comércio por se tratar de uma das principais molas propulsoras do desenvolvimento da economia dos dois municípios.