Com música tradicionalista, apresentações de dança, declamações de poesias e comida típica, a Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural, declara que está oficialmente aberto o Acampamento Farroupilha, na Avenida do Estado, em Balneário Camboriú. O evento começou neste sábado (17), com a Cavalgada da Chama Crioula.
Sob o acompanhando dos agentes de trânsito da BC Trânsito, a Cavalgada da Chama Crioula teve início às 14 horas, com a participação de 170 cavaleiros. Os participantes desfilaram pelas principais avenidas do município.
As 20 horas teve início a Cerimônia de Abertura, com apresentações de grupos tradicionalistas, além da presença de que autoridades de Balneário Camboriú.
De acordo com a Presidente da Fundação Cultural, Denize Leite, foi um grande desafio montar essa festa, mas com uma grande fluiu melhor. “Balneário Camboriú é uma cidade que recebe pessoas de dentro e fora do Brasil. E nós temos que aceitar as tradições e a cultura de cada um. Como nossa cultura é muito rica, nos abraçamos a todas” pontua.
A presidente também comenta que no sábado, a expectativa era receber sete mil pessoas, mas até o final do evento, que acontece no dia 25 de setembro, a expectativa é que 100 mil pessoas passem pelo Acampamento Farroupilha.
O evento contou com a presença da Associação Gaúcha de Entidades Tradicionalistas de Santa Catarina (AGETESC). O Presidente da AGETESC, Juan Daniel Isernhagen, comenta que esse ano a associação trouxe o 1º Terral da Canção Gaúcha de Balneário Camboriú, festival que apresentará musicas típicas da cultura gaúcha.
Para Juan, a cultura e a socialização fazem falta. De acordo com ele, durante o período da pandemia de covid-19, isso ficou evidente. “O Acampamento Farroupilha, além de ser uma festa tradicionalista, é uma grande evento para reunir a família e os amigos”, completa.
Segundo nosso Prefeito, Fabrício Oliveira, a festa Farroupilha é a celebração da cultura gaúcha. E sobre o retorno do evento no município ele destaca: “Essa é a maior festa que Balneário Camboriú celebra. E poder promover esse grande evento, ver todo mundo dançando, cantando, sorrindo, após a pandemia de covid-19, é emocionante”.
O festejo é alusivo ao aniversário da Revolução Farroupilha, que começou em 20 de setembro de 1835, no Rio Grande do Sul, e terminou em 1845. Contra o governo imperial do Brasil, a revolução é considerada uma das mais longas rebeliões da história do país. O 20 de setembro, feriado no Rio Grande do Sul, é conhecido como o Dia do Gaúcho.