O Programa de Combate à Dengue de Camboriú retirou cerca de 50 pneus de um imóvel localizado na Travessa das Palmeiras, no Monte Alegre, nessa segunda-feira, dia 23. Os pneus, que inicialmente serviriam como uma barreira de contenção, foram secos e direcionados ao EcoPonto do município. A ação tinha como objetivo coibir a proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti – transmissor da Dengue, da febre Chikungunya e do Zika vírus – na região.
continua após a publicidade
O coordenador do Programa de Combate à Dengue, Maurício Costa, comenta que a retirada dos pneus diminui a probabilidade do surgimento de focos do mosquito. “Pneus são uns dos depósitos mais propícios ao surgimento de focos. Ficamos preocupados porque havia vários e já estavam lá há algum tempo. As pessoas parecem não entender. Mas, por exemplo, metade dos pneus estava com água parada, assim como já visto em outras ocasiões. Precisamos que a população se sensibilize quanto às consequências causadas por isso”, enfatiza.
O proprietário foi contatado e orientado acerca do assunto. Caso a situação volte a acontecer, o Programa de Combate à Dengue irá encaminhar o caso para a Vigilância Sanitária para tomar as medidas cabíveis – o que pode chegar até a auto de infração.
Até a segunda-feira, dia 23, Camboriú tinha registrado 285 focos do mosquito Aedes aegypti. Os bairros Taboleiro e Monte Alegre são os com maior incidência de focos: 117 e 83, respectivamente.
Segundo Maurício, os moradores do município devem se atentar a medidas de prevenção que evitam o acúmulo de água parada. “Cobrir caixas d’água com lona e tapá-las adequadamente, evitar obstruções em calhas e a junção de entulhos, lavar vasilhames de animais domésticos, descartar pratinhos de plantas ou trocar bromélias em jardins, entre outros exemplos, são algumas das recomendações para o combate da proliferação de focos do mosquito possíveis dentro de casa. É preciso que essas prevenções sejam de rotina”, finaliza o coordenador.