(Por Silvana de Castro – PMBC) A Colônia de Pescadores Z-7, com sede no Bairro da Barra, é o primeiro Ponto de Cultura de Balneário Camboriú. Nesta terça-feira (03), a Colônia recebeu um certificado do Ministério da Cultura, que a reconhece como Ponto de Cultura e comprova que a entidade “desenvolve e articula atividades culturais na sua comunidade e contribuiu para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no Brasil”.
Fundada em 1925, a Colônia de Pescadores dá continuidade à cultura imaterial da pesca artesanal, passada de geração em geração.
A entidade iniciou o processo para se cadastrar como Ponto de Cultura em agosto de 2017, auxiliada pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú. O reconhecimento possibilita a obtenção de apoios, parcerias e recursos financeiros por meio de editais públicos dos governos federal, estadual e municipal.
“O reconhecimento legitima a Colônia de Pescadores como referência em Balneário Camboriú. Vai facilitar as parcerias com o poder público. Foi uma conquista que a gente pensou que jamais iria acontecer”, conta o presidente da entidade, Levi Elias Vicente. A Colônia tem cerca de 400 associados.
Pontos de Cultura podem ser grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural.