Na segunda-feira, dia 9, reinicia a coleta seletiva de materiais recicláveis em Camboriú. A Fundação do Meio Ambiente divulgou o itinerário do caminhão que vai percorrer as ruas da cidade de segunda a sábado (confira abaixo). Moradores também vão contar com a coleta domiciliar de óleo usado de cozinha, que deverá ser deixado em garrafas pet ou em outros recipientes que não quebrem, junto dos recicláveis para a coleta seletiva. Os resíduos recolhidos pela empresa contratada para desempenhar o serviço serão encaminhados para uma associação de catadores de Camboriú, de modo a gerar renda para a população local.
Liara Rotta Padilha Schetinger, presidente da Fundação do Meio Ambiente, destaca a importância da separação do lixo e da coleta seletiva. “A separação dos resíduos gera uma série de benefícios para a sociedade e o meio ambiente. Ela representa mais renda, porque esse ‘lixo que não é lixo’ vale dinheiro para muitas pessoas. Também evita que esses resíduos sejam depositados na natureza”, reforça.
Moradores da cidade podem conferir no itinerário o dia da semana em que o caminhão fará a coleta em seu bairro. Alexandre de Souza Metsger, servidor responsável pela organização da coleta, explica que os resíduos recicláveis, como papelão, vidro, plástico, embalagens, papéis, caixas de leite, latas e outros devem estar limpos para evitar contaminação e preservar a capacidade de reciclagem desses materiais. “Restos de comida e bebida, gordura e sujeira em geral, além de prejudicar o reaproveitamento dos materiais, também deixam mais difícil o trabalho das pessoas que vão separar esses recicláveis”, comenta.
Concurso cultural vai eleger o jingle da coleta
A partir da segunda-feira, dia 9, começam também as visitas nas escolas do município para divulgar o concurso cultural em que será escolhido o jingle da coleta seletiva na cidade. Estudantes das escolas municipais, estaduais, federal e privadas poderão concorrer individualmente ou em grupos de até três integrantes.
Os participantes do concurso deverão compor letra e melodia da música que será tocada pelo caminhão da coleta seletiva nas ruas da cidade. A canção também será usada em peças informativas, de sensibilização da comunidade para a importância da separação do lixo. Um júri formado por profissionais da área, entre músicos e publicitários, irá eleger o jingle vencedor. Os autores da canção escolhida também irão participar da gravação.
Itinerário da coleta será por bairros
O caminhão da coleta seletiva irá percorrer as ruas da cidade de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas. Aos sábados, a coleta será pela manhã. Nos bairros do Distrito de Monte Alegre, nessa primeira fase do programa, as associações de catadores e os catadores autônomos da região irão executar a coleta. De acordo com a presidente da Fucam, Liara Rotta Padilha Schetinger, a Fundação está buscando apoio para regularizar e profissionalizar essas associações, conforme o que é instituído pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com a regularização, um novo itinerário será divulgado pela Fucam.
Confira o itinerário da coleta seletiva em Camboriú:
Dia da semana | Local |
Segunda-feira | Bairro Areias |
Terça-feira | Bairro Santa Regina e localidade da Toca |
Quarta-feira | Centro |
Quinta-feira | Loteamento Minela, bairro Lídia Duarte, loteamento Jardim Paraíso, bairro Rio Pequeno, bairro Cedro |
Sexta-feira | Bairro São Francisco de Assis, loteamento Santa Clara, bairro Rio do Meio |
Sábado | Loteamento Jardim Bela Vista e áreas próximas |