A Campanha Nacional Contra a Poliomielite e de Multivacinação continua até o dia 30 deste mês. Até o momento, a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú registrou 3776 doses contra a pólio aplicadas, o que representa 58,13% do público-alvo. A cidade figura entre os municípios de Santa Catarina que mais aplicaram doses (número bruto) contra a poliomielite durante a campanha.
A diretora de Vigilância Epidemiológica do município, Adriana Ribeiro, reforça a importância da vacinação para que a cidade atinja a meta, de 95% das crianças de um a menores de cinco anos, vacinadas. “Infelizmente já há registros da volta da poliomielite em países como Estados Unidos. Precisamos, mais do que nunca, vacinar nossas crianças para que o mesmo não aconteça por aqui”, salienta.
O trabalho nos Núcleos de Educação Infantis da cidade representou 18% do total de vacinados. Na próxima semana, a Secretaria de Saúde organiza o início da campanha em escolas de educação infantil privadas. O objetivo da iniciativa é aumentar ainda mais a cobertura vacinal.
Além da vacina contra pólio, são oferecidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) doses contra Hepatites A e B, Pentavalente, Tetraviral, Pneumocócica, Rotavírus, Febre Amarela, DTP, Varicela, Tríplice Viral, Meningocócica ACWY e HPV para crianças e adolescentes até 14 anos. Para saber quais vacinas são elegíveis para a criança/adolescente, basta comparecer em uma das unidades com a carteirinha de vacinação do usuário.
A aplicação das vacinas ocorre em todas as Unidades de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h (com exceção da Unidade de Saúde Central, que não fecha para o almoço).