A Defesa Civil de Balneário Camboriú acionou o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) para monitorar as chuvas na cidade. Nas últimas quatro horas choveu 50 milímetros. O esperado para todo o mês é de 209 mm. Até o momento, nenhuma ocorrência foi registrada.
O nível dos rios das Ostras e Peroba estão elevados, com alguns pontos de extravasamento, na Sexta Avenida, perto do Asilo, e no Bairro São Judas Tadeu. A orientação é de que os moradores fiquem em alerta, já que haverá pico de maré alta a 1h45 da madrugada desta segunda-feira (18), e segue a previsão de chuva.
Conforme aviso meteorológico da EPAGRI/CIRAM, até a meia-noite a previsão é de chuva intermitente de intensidade fraca a moderada e até forte em alguns momentos nas regiões da Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí. Os acumulados podem variar de 30 mm a 50 mm, em média, e pontuais de 70 a 90 mm, especialmente na Grande Florianópolis e Litoral Norte.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), emitiu alerta para risco de deslizamento devido ao alto volume de chuva. Os pontos de atenção são no Bairro Nova Esperança, na Rua Alto do Vale, no Bairro da Barra, no Morro da Pedreira, na Rua Bento da Cunha, no Bairro São Judas Tadeus no Morro da Cotia e no Bairro das Nações nas morrarias das ruas Panamá, Paraguai e Itália.
Equipes da Secretaria de Obras já estão nas ruas atuando na desobstrução da drenagem em pequenos pontos de alagamento.
PREVISÃO DO TEMPO
Sistema: intensa circulação marítima (ventos de sudeste a leste favorecendo a formação de nuvens baixas na região) associada com o sistema de baixa pressão no oceano em frente ao Litoral Norte de SC.
Nas demais regiões de SC os valores médios de chuva variam entre 10 a 30 mm.
RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL
Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!
Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.