A forte chuva deste domingo (17), causou pontos de alagamentos e alguns danos na Praia Central, em Balneário Camboriú, onde a força das águas abriu valetas na faixa de areia. Essas foram algumas das consequências dos 152.43 mm de chuva acumulada, em 24 horas.
Na Rua Pedro Venâncio Ramos, no Estaleiro, a queda de uma árvore deixou parte dos moradores da rua sem energia elétrica e isolados. A Celesc, os Bombeiros e a Secretaria de Obras foram acionadas, e o serviço de retirada da árvore foi finalizada às 2h da madrugada. No Nova Esperança, próximo ao trevo da Barra, um carro ficou ilhado. Os bombeiros foram acionados para auxiliar na retirada dos passageiros e motorista. Outras ocorrências como outras três árvores de grande porte caíram nos bairros da Barra, Nova Esperança, e na Avenida Brasil; um deslizamento nas ruas México e Venezuela e a queda de um muro na Via Gastronômica, estão sendo monitoradas. Agora pela manhã, houve um deslizamento na Rua Albatroz e outro na Rua Caboclinho, queda de duas árvores na Rua Coleirinha, deslizamento em muro abalroado na Rua Panamá, rachaduras em casa na Rua Corrupião, queda de árvore na Avenida das Arapongas, e uma queda de árvore no Nova Esperança.
Logo nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (18), a Secretaria de Obras e a Ambiental se mobilizam para lavar a lama de algumas ruas como a Síria, Israel e Alguns pontos da Avenida Martin Luther – todas no Bairro das Nações.
Previsão para esta segunda-feira:
Para esta segunda-feira, até as 16h, a Defesa Civil alerta para toda a região da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte previsão de chuva contínua com intensidade fraca a moderada, isoladamente forte em alguns momentos. Acumulado de 20 a 30 mm, em média, e pontuais em torno de 40 a 50 mm, sobretudo no Litoral Norte. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.
Escolas são monitoradas – CEM Nova Esperança tem aulas suspensas
A Secretaria de Educação vem, desde a madrugada, monitorando as escolas do Município. Das 45 Unidades Escolares, apenas o CEM Nova Esperança está com as aulas suspensas nos períodos matutino e vespertino desta segunda-feira. Devido às fortes chuvas, houve danos no refeitório da unidade. Nas demais unidades as aulas estão mantidas. “Em algumas unidades, onde tivemos problemas em algumas salas, estamos remanejando os alunos, mas com as aulas mantidas”, informa a secretária da Educação, Rosângela Percegona Borba.
Segue relatório da situação nas Unidades Escolares de Balneário Camboriú, nesta manhã de segunda-feira (18):
NEI Pioneiros: tudo Ok.
NEI Criança Esperança: apenas com uma sala com infiltração e será remanejado o atendimento;
CEM Antônio Lúcio: com as duas salas, também irão fazer os remanejamentos.
NEI Recanto: Ok;
NEI Novo Tempo: Ok;
NEI Sementes: 2 salas com bastante água. Remanejar;
NEI Pequeno Mundo: Salas ok, apenas um corredor alagado ainda
NEI Pão e Mel: uma sala apenas com pouca água;
NEI Rio das Ostras: secretaria, uma sala.e depósito de alimentos com água, infiltração;
NEI Vovô Alécio: secretaria e mais ambientes com água;
NEI Sonho de Criança: secretaria e mais salas com água, infiltração;
NEI Santa Clara: ok;
NEI Nova Geração: ok;
NEI Pequeno Navegador: ok;
NEI Santa Inês: ok;
NEI São Judas: ok;
NEI Taquaras: ok;
NEI Nova Esperança: ok;
NEI Ariribá: ok;
NEI Bom Sucesso: um pouco de água, infiltração. Mas, nada de mais;
NEI Meu Primeiro Passo: apenas uma sala com infiltração;
NEI Iate: pouca água pelas portas, elas se prepararam na sexta e colocaram os edredons nas portas para tampar o buraco;
NEI Odácia: Salas com pouca água;
NEI Carrossel: duas salas alagas, por entrar água pela janela e outra infiltração e uma calha precisando de manutenção;
NEI Estaleirinho: algumas goteiras nas salas;
NEI Brilho do Sol: ok;
A Defesa Civil pode ser acionada pelo 199.