O protocolo eletrônico da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), que permite fazer pedidos de viabilidade e/ou análise de projetos online, recebeu cerca de 400 solicitações em seu primeiro ano de implantação, desde janeiro de 2019. A iniciativa implantada por meio do software “1 DOC” que visa desburocratizar o trâmite, pois os documentos são todos anexados digitalmente, também economiza no uso de papel e impressões, tornando o processo mais sustentável.
A principal vantagem está na agilidade com a tramitação via web, já que agora não é necessário ir pessoalmente até a Emasa fazer o protocolo da solicitação e entrega dos documentos, o que acabava aumentando o prazo da análise e parecer. “A comunicação entre o solicitante e o analista é realizada pelo software “1 DOC” quase em tempo real, o que agilizou muito o nosso trabalho e ainda evita ruídos e extravios que podem ocorrer com documentação física”, explica o gerente de Expansão da Emasa, Thiago Beck Brondani, responsável por analisar os projetos.
Com cerca de 95% das solicitações, a inovação no trâmite para análise de projetos e viabilidade contribuiu com um dos principais pilares da economia do Município: a construção civil. Segundo o Índice da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe Zap), que leva em conta o preço de imóveis anunciados no mercado, atualmente Balneário Camboriú perde apenas para São Paulo e Rio de Janeiro quando o assunto é o valor do metro quadrado.
A avaliação positiva foi observada nos feedbacks após a implantação, como menciona o responsável pela aprovação de projetos e incorporação de uma construtora da cidade, Felipe Saggiorato. “O procedimento online para os pedidos de viabilidade e análise de projetos, é de longe um dos melhores que já trabalhamos. Pela sua agilidade e seriedade, em poucos cliques você consegue protocolar inúmeros procedimentos, tornado nossa vida mais fácil”. O engenheiro Civil, Bruno R. Franzmann, concorda com a melhoria no processo. “Está extremamente eficiente e ótimo para acompanhamento dos resultados. Mesmo em projetos grandes, o processo é muito ágil”, ressalta.
A implantação do software 1DOC e a disponibilidade dos serviços via protocolo eletrônico, faz parte do processo de modernização e desburocratização da Autarquia, que busca uma gestão administrativa mais eficiente e com a melhoria dos serviços prestados à população. “Além da desburocratização que estamos implantando em diversos setores e dos benefícios proporcionados aos consumidores, o sistema tornou o trâmite muito mais fácil, organizado e transparente”, pontua o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.
Para fazer o pedido, basta acessar o link Protocolo Eletrônico no site da Emasa: http://emasa.com.br/emasa/acesso-rapido/protocolo-eletronico e anexar os documentos solicitados em um único arquivo em PDF para a solicitação do serviço. A descrição detalhada dos documentos necessários para o atendimento está descrita na barra serviços no site.