Desde o mês de agosto, a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú está aplicando um questionário nas residências para elaboração do censo que vai mapear a população de cães e gatos na cidade. Até agora, 3497 animais já foram cadastrados. O censo é aplicado pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e computado pelo Centro de Controle de Pragas Urbanas (CCPU).
Dos animais registrados no censo, a maioria deles (2.155) não estão castrados sendo 889 são cães, 919 cadelas, 165 gatos e 182 gatas. Desses, apenas 1304 os donos demonstraram vontade de castrá-los, os demais (729) expressaram que não tinham interesse na castração. Já os castrados totalizam 1.342 animais, sendo 404 cães, 554 cadelas, 165 gatos e 219 gatas.
A pesquisa segue até o mês de dezembro e tem como objetivo auxiliar o município em ações de políticas de saúde pública e proteção animal. “Com esses dados vamos ter uma estimativa do número de cães e gatos da cidade, se eles são castrados ou não, se estão com as vacinas em dia, em quais bairros estão, enfim”, contou a Diretora do Centro de Controle de Pragas Urbanas (CCPU), Geosí de Lima Matos.