Ampliação do espaço interno, pintura, novos espaços para administração e cozinha, construção de novos banheiros, cemitério vertical e local para prestar homenagens (cruzeiro e velário) estão entre os serviços sendo executados no Cemitério Municipal de Balneário Camboriú, localizado na Rua Jardim da Saudade, no Bairro Barra.
Desde setembro do ano passado a capela passa por reformas. De acordo com Claudineia da Costa Wolff, a Zezé, diretora de Patrimônio da Secretaria de Gestão Administrativa, a obra acata uma antiga solicitação da comunidade. “Esta capela atende grande parte do município, por isso, a reforma tem como objetivo dar mais conforto aos cidadãos num momento difícil. Com a reforma, os espaços para velórios serão mais amplos permitindo maior privacidade aos familiares”, explica.
Na próxima semana, no anexo 2, será entregue o cemitério vertical, obra totalmente ecológica, com espaço para 377 lóculos. Próximo ao anexo, também está sendo construído o cruzeiro e velário, local para acender velas e prestar homenagens aos entes que já se foram. Com três espaços para velórios, a capela ainda conta com três banheiros (um deles com acessibilidade), escritório e cozinha. Também está sendo previsto a criação de um jardim com bancos.
Esse não é o primeiro investimento da Administração Municipal no Cemitério de Balneário Camboriú. Desde 2017, já foram realizadas diversas ações de melhorias no espaço, como obra de drenagem para conter alagamentos no anexo 2, construídos três ossuários para abrigar os restos mortais dos túmulos abandonados e contratada uma empresa para fazer limpeza, manutenção, sepultamentos e exumações do cemitério.
Cremação social
O Cemitério Municipal é o primeiro no estado a proporcionar a cremação social para famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade. Os trabalhos de cremação feitos através do Município são garantidos através do Decreto nº 9474/2019.
Para solicitação do benefício, o interessado deve procurar o assistente social dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da área de sua abrangência, que emitirá o “Parecer da Cremação Social” após o preenchimento de um formulário com todos os documentos necessários, dentre eles um comprovante de residência do falecido.
A Declaração de Óbito deve sair do hospital com duas assinaturas de médicos para a cremação. Na certidão de óbito também deve-se constar que o corpo será cremado, bem como o local da cremação.