Você não leu errado! É isso mesmo: são ovos no plural! O Chandler e a Rachel vão ser pais! A família vai aumentar! Dois ovos estão sendo chocados pelo casal há cerca de duas semanas. Eles moram no aquário desde a abertura em dezembro de 2019. Já nasceram sob cuidados humanos e não viveram na natureza. Por isso a postura dos ovos é muito comemorada! Significa que as aves vivem num alto padrão de bem-estar animal no Oceanic Aquarium, trabalho de uma equipe técnica totalmente dedicada e comprometida em promover o melhor para os animais. E o trabalho desse time não acaba aqui, pelo contrário, tem pela frente um grande desafio na espera dos primeiros filhotes de pinguins do aquário.
O Pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) é uma ave sul-americana característica de águas temperadas. Habita as zonas costeiras do Brasil, Argentina e Chile. As populações dessa espécie sofreram um decréscimo de 20% ao longo dos últimos 20 anos, motivado pela redução do número de presas devido à pesca, mudanças climáticas e a contaminação por óleo.
“Aquários tem um papel fundamental na recuperação das populações naturais. O Oceanic Aquarium, por exemplo, recebeu juvenis procedentes do Parque Escola Sabina (SP) e a equipe realizou um exaustivo trabalho nos cuidados dos animais. Este trabalho gerou a formação de nosso primeiro casal (Chandler e Rachel) e a obtenção de nossos primeiros dois ovos”, explica André Neto, biólogo responsável do Oceanic Aquarium. A equipe é formada por cerca de 20 profissionais, entre: veterinários, tratadores, nutricionistas e operadores de Sistema de Suporte a vida.
A gestação
Os Pinguins-de-magalhães formam casais monogâmicos que compartilham os trabalhos de cuidados parentais e incubação. Depois de formar o casal, tendem a permanecer juntos por muitas temporadas de reprodução, que ocorre entre os meses de setembro e fevereiro. Os ovos são chocados pelo pai e pela mãe, que se revezam para se alimentarem durante o período de choco e garantir que nenhum outro animal chegue perto dos seus filhotes. A gestação dura pouco mais de um mês, de 39 a 42 dias. Eles nascem com aproximadamente 100 gramas e a alimentação é feita por ambos os pais por cerca de dois meses, tempo suficiente para os pequenos se tornarem independentes. E tem cinco titios para ajudar depois: Ross, Monica, Phoebe, Joey e Emma.
A equipe técnica está acompanhando de perto e a cada semana faz a pesagem e a análise dos ovos através do Ovoscópio para saber como está a saúde e o desenvolvimento do embrião. Também tem feito imagens do ninho para não deixar passar nenhum detalhe.
“É incrível ver uma nova família de pinguins se formando aqui. É um orgulho também, pois é o resultado do trabalho incansável de toda a equipe. Todos se sentem um pouco padrinhos desses filhotes. Mal podemos esperar pelo nascimento deles”, comenta Neto. Os demais pinguins do recinto não interferem na vida e no trabalho do casal com a postura e os cuidados com os ovos. Os filhotes devem nascer na primeira semana de 2024. Vai ser um ano e tanto para os Friends do Oceanic Aquarium.