A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a Campanha de Multivacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação foi prorrogada. A prorrogação foi decretada pelo Ministério da Saúde, devido ao baixo índice vacinal no país. A campanha, que encerraria nesta sexta-feira (09), continua até o dia 30 de setembro.
Até agora, pouco mais de 3mil doses contra a pólio foram aplicadas em Balneário Camboriú, o que representa 47% do público-alvo. Já na multivacinação, foram 4.367 pessoas alcançadas. “Esta é uma oportunidade de chegarmos na nossa meta de 95% da população infantil imunizada contra a poliomielite. Comparecer nas Unidades Básicas de Saúde com a carteirinha da criança é fundamental para mantermos a poliomielite erradicada no Brasil”, salienta a secretária de Saúde, Leila Crocomo.
O objetivo da campanha é reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no país, doença causadora da paralisia infantil. Além da vacina contra pólio para crianças de um ano a menores de cinco anos, nas Unidades Básicas de Saúde são oferecidas doses contra Hepatites A e B, Pentavalente, Tetraviral, Pneumocócica, Rotavírus, Febre Amarela, DTP, Varicela, Tríplice Viral, Meningocócica ACWY e HPV para crianças e adolescentes até 14 anos.
A aplicação das vacinas ocorre em todas as unidades de saúde do município. As unidades estão abertas para imunização de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h (com exceção da Unidade de Saúde Central, que não fecha para o almoço). Para saber quais vacinas são elegíveis para a criança/adolescente, basta comparecer a uma das unidades com a carteirinha de vacinação do paciente.
Camboriú:
A Secretaria de Saúde de Camboriú, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), informa que devido a uma determinação do Ministério da Saúde, a “Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação”, que estava prevista para acontecer até sexta-feira, dia 9, será prorrogada até o dia 30 de setembro.
“É uma oportunidade para que os pais que ainda não levaram seus filhos para completar a carteira de vacinação. A campanha tem como objetivo a prevenção contra doenças como a paralisia infantil, que pode ser evitada por meio da vacinação contra a poliomielite, por exemplo”, destaca a Secretária de Saúde, Elisama de Freitas.
Público alvo dessa ação, menores de 15 anos, devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa. Documentos do menor e do responsável, além da carteira de vacinação, são obrigatórios para o recebimento das vacinas.