A 23ª Campanha de Vacinação contra a Influenza (H1N1), iniciada em abril deste ano, encerrou nesta terça-feira (31) em Balneário Camboriú com 69% do público-alvo vacinado, equivalente a 33.995 mil pessoas com mais de seis meses de idade.
Apesar do término da campanha, crianças de seis meses a seis anos incompletos, que receberam a vacina contra Influenza pela primeira vez e precisam tomar a segunda dose, devem procurar as Unidades de Saúde para completar a imunização que é garantida para essa faixa etária.
A imunização contra gripe tem a finalidade de reduzir internações, complicações e óbitos na população. Mesmo com a vacina, é importante manter os cuidados com a transmissão do vírus, que ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
Medidas simples podem evitar a doença, como: utilizar a máscara; manter distanciamento social; lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.