A Secretaria de Educação de Balneário Camboriú emitiu uma nota oficial para esclarecer a comunidade escolar sobre a recente identificação de casos de escabiose (sarna) em diversas instituições de ensino da rede municipal. A partir de segunda-feira, dia 24, os casos aumentaram rapidamente, passando de três para vinte e cinco em apenas dois dias. Diante desse cenário, a Secretaria detalha as medidas preventivas e as orientações essenciais que estão sendo adotadas para conter a disseminação da doença e garantir a saúde e o bem-estar de alunos, funcionários e suas famílias.
Segue a nota na íntegra:
A Secretaria de Educação vem, por meio desta nota oficial, esclarecer à comunidade escolar sobre o recentes casos escabiose (sarna) identificados em algumas de nossas instituições de ensino. Estamos tomando todas as medidas necessárias para garantir a saúde e o bem-estar de nossos alunos, funcionários e suas famílias. Abaixo, apresentamos informações detalhadas sobre a situação, as ações preventivas adotadas e as orientações essenciais para todos.
Na segunda-feira, dia 24, foram verificados com laudo médico apenas 3 casos de escabiose em três unidades distintas de nossa rede. No entanto, após levantamento e verificação com os nossos diretores, nesta quarta-feira, dia 26, detectamos um total de 25 casos, sendo 21 estudantes e 4 profissionais da educação, distribuídos aleatoriamente nas 34 unidades que formam a rede municipal, todos com laudos médicos e já afastados pelo tempo previsto em seus atestados médicos.
Medidas de prevenção:
O tratamento da escabiose é feito com uso de antiparasitários ou escabicidas, na forma de sabonetes, cremes ou comprimidos orais. As roupas, toalhas, travesseiros e roupas de cama devem ser trocados e lavados em água quente, e itens que não puderem ser lavados devem ficar fechados em sacos plásticos por uma semana, interrompendo o ciclo de transmissão.
Orientações:
Familiares e parceiros sexuais devem ser tratados simultaneamente
Evite contato com pessoas contaminadas
Mantenha todos os cômodos da casa higienizados
Afastar o indivíduo do trabalho e crianças da escola ou creche durante a vigência do atestado médico após o início do tratamento, reavaliando melhora após esse período.
Em relação a suspensão das aula, a Secretaria de Educação seguirá o que for determinado pela Vigilância Sanitária.