A Praça das Figueiras, no centro de Camboriú, receberá um cinema itinerante, que exibe filmes a partir da energia solar, no dia 5 de maio. Curtas-metragens com os temas sustentabilidade e proteção das águas serão exibidos às crianças e familiares, por meio do projeto Cinesolarzinho. A iniciativa é promovida pela Brazucah Produções, com patrocínio da concessionária Águas de Camboriú e apoio da Fundação Cultural do município. Os filmes serão exibidos a partir das 19 horas e toda a comunidade está convidada a participar.
continua após a publicidade
O projeto Cinesolarzinho, voltado exclusivamente para o público infantil, faz parte do Cinesolar e está em sua primeira temporada. O cinema será dividido em dois blocos – uma sessão às 19 horas e outra às 20h30min. Um apresentador fará comentários sobre os temas ao público. Em caso de chuvas, as exibições serão transferidas para o Ginásio de Esportes Irineu Bornhausen.
“O Cinesolarzinho é uma oportunidade para introduzirmos a discussão de temas tão relevantes, principalmente com os mais jovens”, declara o produtor associado da Brazucah Produções, Peri Carvalho. “A estação móvel, por ser movida a energia solar, já é uma ação inovadora. Queremos impulsionar as pessoas a pensar em alternativas de lazer, alimentação, entre outras coisas, de forma sustentável”, completa.
O veículo do cinema itinerante – o Eco Estúdio Solar – ficará aberto para visitação durante as exibições. Uma exposição irá apresentar características do projeto, informações sobre energia solar, além de mostrar tecnologias renováveis.
O veículo
O Eco Estúdio Solar percorre regiões com sessões gratuitas de cinema. O carro é equipado com placas solares e um sistema conversor de energia, assim como assentos, telão de 200 polegadas e sistema de projeção. “Quem quiser pode levar cadeiras de praia ou esteiras e ficar o mais confortável possível”, finaliza Peri.