Aquelas lâmpadas tradicionais, utilizadas nos postes – de cor amarela – são lâmpadas de vapor de sódio e compoem a maior parte da iluminação de vias públicas do Brasil, mas em camboriú, a administração inova e começa uma obra inédita na cidade, substituindo essas lâmpadas. Foi dado início à instalação de iluminação de led nas principais vias, com lâmpadas com luminosidade equivalente a 400 watts.
A troca começou no início da rua Monte Agulhas Negras, no Monte Alegre, passando pela Monte Dedo de Deus, Vitório Muller até a rua Guaraparim, no Taboleiro – toda a extensão da via recebeu iluminação de led. Essas são as ruas contempladas na primeira etapa. A troca vai gerar um grande economia para o Município. “Tenho uma empresa aqui na rua e ficamos muito felizes com essa iluminação. Sabemos que além de ser uma obra que vai trazer economia para os cofres públicos, também vai trazer sensação de segurança”, declara o empresário Edson Silva.
As lâmpadas de led são mais eficientes, econômicas e sustentáveis. Um dos maiores benefícios é durabilidade, duram cerca de 22 anos se ligadas durante 12 horas/dia. O baixo custo de manutenção também é uma das qualidades; são cerca de 8 vezes mais econômicas que as lâmpadas comuns e duas vezes mais econômicas do que as fluorescentes.
Além disso as lâmpadas de led tem mais duas qualidades: Sustentabilidade
E também não emitem radiação ultravioleta ou infravermelha e, por isso, não causam danos à saúde.