No dia 7 de setembro de 1822, às margens do Riacho do Ipiranga, Dom Pedro I empunhou sua espada e a levantou gritando: “Independência ou morte”! Depois de 200 anos, a Prefeitura de Camboriú, por meio da Secretaria de Educação e da Fundação Cultural, mantém viva a memória da Independência do Brasil, com comemorações em alusão ao ato de Dom Pedro I. As festividades começam no dia 1° de setembro, com uma homenagem cívica. A ação será realizada na Escola CAIC Jovem Ailor Lotério, no Monte Alegre.
Como manda a tradição, no dia 7 de setembro será realizado o tradicional desfile cívico pelas ruas do Centro do município. O desfile comemorativo terá início às 8h. Todas as Escolas Municipais participarão da solenidade, totalizando 32 unidades estudantis. A Secretaria de Educação já entrou em contato as escolas estaduais e particulares para que possam participar do desfile. Além das escolas, participarão todas as Secretarias de Camboriú, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e outras entidades, que ainda confirmarão sua presença.
“Os preparativos da solenidade estão bem encaminhados. Com muita dedicação, faremos uma comemoração muito bonita para a Independência do nosso país. Ainda não podemos precisar o número de entidades que participarão conosco, mas temos certeza que teremos um desfile grandioso”, declara a secretária de Educação, Maria Alice Pereira.